O senador Ciro Nogueira (Progressistas) foi apontado novamente como um dos 100 parlamentares mais influentes do Brasil de acordo com o relatório “Os Cabeças do Congresso”, do Departamento Intersindical de Assessoria Legislativa (Diap). Ao longo dos últimos 5 anos, o senador está sempre presente na lista.
Ciro reconheceu que está no ponto mais alto de sua carreira política até o momento, mas acrescentou que essa posição só tem valor por se traduzir em benefícios para o povo do estado do Piauí. “Felizmente, tenho conseguido fazer com que o meu prestígio político em Brasília resulte em ações e benefícios concretos que melhoram a vida dos piauienses e trazem desenvolvimento para o nosso estado”, destacou.
Ciro é o único senador piauiense na lista. No relatório, ele é apontado como articulador, ou seja, uma pessoa “com excelente trânsito nas diversas correntes políticas, com facilidade de interpretar o pensamento da maioria, ordenar e criar as condições para o consenso”.
Os cabeças
De acordo com o DIAP, os “Cabeças” do Congresso são aqueles parlamentares que se destacam por apresentarem uma série de atributos específicos como, por exemplo, a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, a facilidade para conceber ideias, formar posições, elaborar propostas e liderar a tomada de decisões.
O departamento ressalta ainda que os parlamentares listados, além de conseguirem se diferenciar dos demais por serem protagonistas do trabalho legislativo, extrapolam a esfera de decisão dentro Congresso Nacional e alcançam a sociedade, as organizações e os demais poderes interessados na formulação e conclusão de propostas.