A candidata a prefeita Carmelita Castro (PP) lidera pesquisa de intenção de voto estimulada em São Raimundo Nonato com 45,56%. Ela está dois pontos percentuais à frente do prefeito, candidato à reeleição, Avelar Ferreira (PSD), que tem 43,56%. Carmelita está numericamente à frente e empatada tecnicamente com Avelar, já que a vantagem está dentro da margem de erro de 4,62 pontos percentuais para mais ou para menos na pesquisa realizada pelo Instituto Opinar.
A candidata Elizete Souza (PRP) e o candidato Prof. Germir Dias (PROS) aparecem empatados na terceira colocação com, cada um, 0,44%. Os eleitores que não souberam responder ou preferiram não opinar em quem votam para prefeito de São Raimundo Nonato somam 8,67%. Os que afirmaram que votariam em branco ou que anulariam o voto para prefeito são 1,33%.
Ficha técnica
A pesquisa do Instituto Opinar para prefeito de São Raimundo Nonato foi realizada de 23 a 24 de setembro, com 450 eleitores maiores de 16 anos com domicílio eleitoral e moradores das zonas urbana e rural do município. A margem de erro é de 4,62% para mais ou para menos, e o nível de confiança do levantamento é de 95%.
A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral com o número de identificação PI 05862/2016 – TRE-PI, no dia 21 de setembro de 2016. Na espontânea, Carmelita tem 43,33% e Avelar 41,56%
A candidata a prefeita Carmelita Castro tem uma vantagem numérica dentro da margem de erro diante do candidato à reeleição, Avelar Ferreira, na pesquisa espontânea do Instituto Opinar para prefeito de São Raimundo Nonato.
Carmelita lidera na espontânea com 43,33%, seguida por Avelar, que tem 41,56%. A vantagem de Carmelita é de 1,77% ponto percentual, portanto dentro da margem de erro do levantamento, que é de 4,62%.
A candidata Elizete Souza aparece com 0,22% na espontânea, empatada numericamente com o Prof. Germir Dias, que também figura com 0,22%. Os eleitores que não souberam opinar em quem votam de forma espontânea para prefeito no município são 13,33%.
Os que votariam em branco de maneira espontânea ou anulariam o voto somam 1,33%. Na pesquisa espontânea não é apresentado ao eleitor entrevistado o disco com os nomes dos candidatos na disputa pela Prefeitura de São Raimundo Nonato.
Avelar é o mais rejeitado com 32,44%; Carmelita tem 26,67%
O prefeito Avelar Ferreira, candidato à reeleição, é o mais rejeitado entre os nomes que disputam a Prefeitura de São Raimundo Nonato na pesquisa estimulada. O levantamento do Instituto Opinar mostra que 32,44% dos eleitores garantem que não votam em hipótese alguma em Avelar.
A candidata Carmelita Castro é rejeitada por 26,67%. Em seguida aparece a candidata Elizete Sousa (PRP) com rejeição de 3,56%. Já o Prof. Germir Dias(PROS) tem a menor rejeição entre os candidatos a prefeito de São Raimundo Nonato,3,33% do eleitorado entrevistado indicou que não votaria de jeito nenhum no candidato.
Os eleitores que não rejeitam ninguém, ou votaria nulo ou branco chegam a 10%. Os entrevistados que não sabem ou preferiram não responder somam 24%.