As 500.183 seções eleitorais em todo o Brasil foram abertas às 8h (horário de Brasília) deste domingo (6) e a votação seguirá até as 17h.
Mais de 155 milhões de eleitores estão habilitados a escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores para os mandatos de 2025 a 2028. Neste pleito municipal, serão eleitos 5.569 prefeitos e mais de 58.000 vereadores. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), há 431.979 candidatos a vereador e 15.573 a prefeito.
VOTAÇÃO SIMULTÂNEA
Assim como nas eleições gerais de 2022, todas as cidades do país realizam a votação simultaneamente. A votação começou às 6h no Acre e em 11 municípios do Amazonas (Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Tabatinga, São Paulo de Olivença e Jutaí). Nas demais áreas do Amazonas, assim como em Roraima, Pará, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, o horário de início foi às 7h.
O QUE PODE SER LEVADO À CABINE DE VOTAÇÃO?
Os eleitores podem levar apenas um papel com os números dos candidatos que desejam votar. Itens como celulares e outros dispositivos eletrônicos são proibidos. Desde 2022, o TSE determina que os eleitores entreguem seus celulares, câmeras e qualquer aparelho de telecomunicação ao mesário antes de se dirigirem à cabine. Esses aparelhos são devolvidos assim que o eleitor sai da cabine.
QUAIS DOCUMENTOS SÃO NECESSÁRIOS PARA VOTAR?
Para votar, o eleitor deve apresentar um documento oficial com foto, como carteira de identidade, passaporte, carteira de habilitação, certificado de reservista ou carteira de trabalho. O título de eleitor não é obrigatório, mas é útil, pois informa a zona e a seção eleitoral.
É POSSÍVEL VOTAR SEM BIOMETRIA?
Eleitores que ainda não realizaram a coleta biométrica estão aptos a votar nas eleições municipais deste ano.
CIDADES QUE PODEM TER SEGUNDO TURNO
Este ano, 103 municípios, incluindo as 26 capitais, poderão realizar segundo turno na eleição para prefeitos, pois possuem mais de 200.000 eleitores registrados.