Vídeo mostra momento em que suspeito de tentar assassinar Trump é preso pela polícia

O suspeito foi encontrado próximo ao campo de golfe West Palm Beach, na Flórida, onde Trump estava jogando.

Polícia divulga imagens da prisão de Ryan Routh, suspeito de tentativa de assassinato contra Donald Trump. | Reprodução/Redes sociais
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

As câmeras corporais dos policiais que prenderam o suspeito de tentar assassinar o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, no domingo (15) capturaram o momento da abordagem do homem.

As imagens foram divulgadas nesta segunda-feira (16) pela polícia local. O vídeo mostra os policiais ordenando que Ryan Routh, de 58 anos, caminhe de costas com as mãos na cabeça em direção a eles na lateral de uma estrada. Routh foi algemado e levado pelos agentes. 

COMO FOI A CAPTURA

O suspeito foi encontrado próximo ao campo de golfe West Palm Beach, na Flórida, onde Trump estava jogando. Routh foi baleado por agentes do Serviço Secreto após ser avistado com um fuzil AK-47 e câmeras. Nesta segunda-feira (16), ele compareceu a um tribunal na Flórida e foi formalmente acusado de dois crimes relacionados a armas de fogo. O diretor interino do Serviço Secreto, Ronald Rowe, informou em coletiva que Trump não estava no alvo do suspeito.

Documentos judiciais revelados nesta segunda-feira mostram que Routh acampou fora do campo de golfe por cerca de 12 horas antes de sua captura. O caso está sendo tratado como uma tentativa de assassinato. (Leia mais abaixo)

12 Horas de Espera

Documentos judiciais revelados nesta segunda-feira indicam que Routh acampou do lado de fora do campo de golfe, com comida e um fuzil AK-47, por quase 12 horas aguardando a presença do ex-presidente, antes de os disparos serem ouvidos. O FBI citou dados de celular do suspeito, indicando que Routh estava na área entre 1h59 e 13h31 (horário local, ou entre 2h59 e 14h31 no horário de Brasília). Foram encontrados uma câmera digital, um rifle SKS carregado com mira e uma sacola de comida na área onde Routh estava.

O Serviço Secreto dos EUA enfrentou críticas por não ter detectado o suspeito, que estava a poucos metros do campo de golfe onde Trump estava. A legislação dos EUA exige a proteção de candidatos à presidência por policiais e agentes do Serviço Secreto e do FBI.

Routh enfrenta acusações de posse de arma de fogo devido a uma condenação anterior e posse de uma arma com número de série alterado. O Departamento de Justiça ainda não confirmou se o suspeito disparou a arma. Acusações adicionais podem surgir à medida que a investigação avança e o grande júri analisa o caso.

O procurador-geral dos EUA, Merrick Garland, afirmou nesta segunda-feira que vai mobilizar "todos os recursos disponíveis" para a investigação da tentativa de assassinato. Garland expressou alívio por Trump estar seguro e prometeu um trabalho incansável para responsabilizar os envolvidos.

Suposto Atentado

No domingo, tiros foram disparados perto do campo de golfe em West Palm Beach, onde Trump jogava. Autoridades disseram que agentes do Serviço Secreto, que protegiam Trump, avistaram um homem com um fuzil AK-47 próximo ao campo.

Quem é o Suspeito?

O homem preso, identificado como Ryan Wesley Routh, de 58 anos, apontou o rifle e foi detido. Autoridades, que falaram com a Associated Press sob anonimato, informaram que Routh abandonou a arma e fugiu em um SUV preto, sendo posteriormente capturado em um condado vizinho. Ele também deixou duas mochilas penduradas em uma cerca e uma câmera GoPro próxima ao campo. O motivo de sua ação ainda é desconhecido.

Routh foi condenado em 2002 por posse de uma arma de destruição em massa, conforme registros do Departamento de Correção de Adultos da Carolina do Norte.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES