Vereador do PL é investigado por ameaçar candidato do PT: “Prepara o caixão”

O vereador admite estar ressentido com Evandro Leitão, após uma propaganda eleitoral que envolvia a imagem de sua esposa.

Evandro Leitão (PT) foi vítima de ameaça de morte por parte do vereador Inspetor Alberto (PL). | Natinho Rodrigues/ Opinião CE/ Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O governador Elmano de Freitas (PT) anunciou, nesta quinta-feira (24), que a Polícia Civil investiga as "ameaças de morte" do vereador reeleito Inspetor Alberto (PL) contra o candidato do PT à Prefeitura de Fortaleza, Evandro Leitão. O inquérito já foi aberto, e o governador destacou que o caso será tratado com "rigor absoluto".

"Diante do grave episódio de ameaça de morte feito por esse vereador de Fortaleza contra o candidato Evandro Leitão, presidente da Assembleia Legislativa, a Polícia Civil do Ceará instaurou inquérito para investigar o fato com absoluto rigor. A democracia deve ser respeitada sempre. E democracia não se faz com violência.", declarou Elmano.

O vídeo, filmado na noite de quarta-feira (23) em uma concentração de apoiadores de André Fernandes (PL) na Barra do Ceará, mostra Inspetor Alberto supostamente fazendo ameaças a Evandro. Segundo Alberto, André Fernandes não estava presente no momento.

Em declaração ao portal g1, Inspetor Alberto explicou que sua fala fazia alusão a uma música de campanha que menciona "assar o leitão no dia da votação" e que ele apenas trocou "carvão" por "caixão". 

"Não tava falando em bala, não tava falando em morte, tava falando em comer um leitão assado, e pra comer um leitão assado você tem que preparar o carvão", afirmou ele. “Se você olhar a palavra 'caixão' no contexto da frase, ela não encaixa. Porque eu tô falando pegar churrasqueira", completou.

Alberto afirmou ainda que só percebeu o uso da palavra "caixão" quando recebeu uma ligação de André Fernandes na manhã do dia 24. “Hoje de manhã o André [Fernandes] liga para mim: 'macho, tu viu que tu falou caixão em vez de carvão?'", relatou o vereador. Segundo ele, o som de uma buzina de carro o teria distraído e feito confundir as palavras.

O vereador admite estar ressentido com Evandro Leitão, após uma propaganda eleitoral que envolvia a imagem de sua esposa, e mencionou a intenção de processar o candidato. A campanha de Evandro Leitão registrou boletim de ocorrência contra Inspetor Alberto pelo crime de ameaça. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Ceará (SSPDS), a investigação está sob a responsabilidade do 2º Distrito Policial e "todas as providências cabíveis" serão tomadas.

Inspetor Alberto, policial civil aposentado e vereador desde 2020, já havia se envolvido em uma controvérsia em 2019, quando, ainda assessor parlamentar de André Fernandes, publicou um vídeo atirando em uma foto do então preso presidente Lula. Na ocasião, foi condenado a pagar R$ 5 mil por danos morais, mas afirmou não ter incitado violência e que o alvo "poderia ser de qualquer pessoa".

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES