O programa Ciência Política, da TV Meio, realizou na última segunda-feira (9) uma sabatina com o candidato à Prefeitura de Teresina, Fábio Novo (PT). A entrevista contou com a participação dos jornalistas Ananias Ribeiro, Francy Teixeira e Alécio Rodrigues.
Durante a sabatina, Fábio Novo detalhou suas propostas para o transporte público em Teresina. Se eleito, o pré-candidato pretende dobrar a frota de ônibus na cidade e implementar modernizações significativas no sistema de transporte, incluindo a aquisição de ônibus elétricos, visando um transporte mais moderno e sustentável.
MAIS PROPROSTAS
Novo explicou que pretende aumentar os investimentos no setor de transporte ao redirecionar recursos de áreas onde os gastos são considerados ineficazes. Entre as suas propostas está a implementação de tarifa zero para os estudantes, tanto da rede municipal quanto estadual.
"No primeiro ano de nossa gestão, vamos introduzir uma frota de 450 ônibus. Atualmente, Teresina conta com apenas 247 ônibus, e precisamos de um número maior para atender à demanda. Estudamos a necessidade de um pacto pelo transporte, que incluirá ônibus, micro-ônibus e vans, adequando o tamanho dos veículos ao fluxo de passageiros em diferentes áreas da cidade", afirmou Fábio Novo.
REFORMAS E AUXILIOS
Ele também destacou que, no primeiro ano, haverá a reforma das paradas de ônibus e a introdução de tecnologias para que os passageiros possam saber exatamente quando o ônibus chegará. Além disso, anunciou que o presidente Lula destinou 100 milhões de reais para a compra de ônibus elétricos para Teresina, parte dos 5 mil ônibus que serão distribuídos para grandes cidades pelo PAC.
"No segundo ano, planejamos adquirir mais ônibus elétricos com o apoio da bancada federal, que já se comprometeu a alocar recursos para essa compra. Os ônibus elétricos têm o benefício de não consumir combustível e apresentam custos reduzidos de manutenção. No terceiro ano, vamos adicionar mais cem ônibus elétricos e reduzir gradualmente a frota de veículos movidos a combustível fóssil. No quarto ano, o objetivo é ter uma frota de 300 ônibus, alcançando a tarifa zero para os estudantes", concluiu Fábio Novo.
O candidato também ressaltou que a tarifa zero para estudantes já é uma realidade em 120 cidades brasileiras, incluindo nove capitais, como Fortaleza, onde essa medida já está em vigor.