O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) já realizou 30 substituições de urnas que apresentaram falhas técnicas até o início da tarde deste domingo (6). Ao todo, foram registradas 52 ocorrências envolvendo problemas como mau funcionamento do terminal, falha na impressora, dificuldades com a biometria, urnas inoperantes e baterias com nível crítico.
EM QUAIS CIDADES?
O desembargador Sebastião Ribeiro Martins, responsável pelo balanço, informou que as falhas ocorreram em diversos municípios do estado, incluindo Acauã, Aroazes, Brasileira, Caldeirão Grande do Piauí, Campo Largo do Piauí, Capitão de Campos, Cristino Castro, Guadalupe, Ilha Grande, Isaías Coelho, Itainópolis, Jerumenha, Joaquim Pires, Massapê do Piauí, Oeiras, São José do Piauí, São Pedro do Piauí, Sussuapara e Teresina.
De acordo com o setor de tecnologia do TRE-PI, todos esses locais contam com urnas de contingência, prontas para substituir os equipamentos defeituosos. O órgão também explicou que o processo de substituição pode levar algum tempo, o que pode causar filas e atrasos temporários na votação.
OCORRÊNCIAS POLICIAS
Além dos problemas com as urnas, também foram registradas ocorrências policiais. Em Itainópolis, uma pessoa foi presa em flagrante, resultando na apreensão de R$ 2 mil. Em Santo Antônio de Lisboa, 15 pessoas foram conduzidas para investigação, suspeitas de coação violenta. Em Matias Olímpio, foram apreendidos R$ 38.105 e materiais de campanha. Já em Piripiri, houve denúncias de boca de urna.