Sistema da Justiça Eleitoral já está disponível para partidos; veja tutorial

Sistema da Justiça Eleitoral possibilita enviar registros de candidaturas, além de outros atos partidários

Sistema da Justiça Eleitoral já está disponível para partidos | Imagem: Reprodução/TRE-PI

Os partidos políticos e as federações partidárias já têm à disposição um vídeo tutorial que explica como devem ser feitos os requerimentos de registro de candidaturas e os registros das atas das convenções partidárias no Sistema de Candidaturas – Módulo Externo (CANDex) 2024.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou o sistema nesta terça-feira (9). As convenções partidárias para a escolha de candidatas e candidatos podem ser realizadas entre 20 de julho e 5 de agosto.

O CANDex é a ferramenta através da qual os partidos encaminham à Justiça Eleitoral os requerimentos de registro das candidaturas definidas nas convenções. O uso do sistema é obrigatório para todos os tipos de pedido (coletivo, individual, vaga remanescente, substituição e para o Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários sem candidato – DRAP), conforme estipulado na Resolução TSE n° 23.609/2019.

ACESSO

Desde 2020, a segurança no processo de registro de candidaturas foi reforçada com a obrigatoriedade do uso de chave de acesso pelos partidos, federações e coligações para preencher a ata de convenção, o DRAP e os pedidos de registro.

As instruções sobre a chave de acesso, bem como sobre a instalação da versão oficial do sistema e do ambiente simulado, estão disponíveis na página dedicada ao CANDex 2024.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES