Pelo menos 3 eleitores são flagrados fazendo vídeos da urna eletrônica no momento do voto no Piauí

Os casos ocorreram nas cidades de Piracuruca, Aroeira do Itaím e Alegrete do Piauí.

Além da violação de sigilo do voto, houve detenções por "boca de urna" em Piripiri e Campo Maior, e um candidato foi autuado por desobediência em Paulistana. | Reprodução/Redes sociais
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Três eleitores foram conduzidos à delegacia após serem flagrados utilizando celulares para gravar a urna eletrônica durante a votação em municípios do interior do Piauí. Os casos ocorreram nas cidades de Piracuruca, Aroeira do Itaím e Alegrete do Piauí. Após o flagrante, os envolvidos assinaram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e foram liberados.

AÇÃO IRREGULAR

Segundo a legislação eleitoral, é proibido o uso de aparelhos eletrônicos dentro da cabine de votação, com o objetivo de manter o sigilo do voto e garantir que o processo ocorra de forma livre, sem pressões ou constrangimentos, conforme orienta o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Outras ocorrências

Além das detenções por violação de sigilo do voto, foram registrados outros casos de crimes eleitorais. 

  • Em Piripiri e Campo Maior, cinco pessoas foram detidas por prática de “boca de urna”, distribuindo materiais de campanha no dia da votação. 
  • Em Paulistana, um candidato a prefeito foi autuado por desobediência após ser flagrado dirigindo um veículo com adesivos da Justiça Eleitoral, o que também resultou em um TCO.

Balanço das eleições

Até o início da tarde deste domingo (6), o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) registrou 10 ocorrências de crimes eleitorais. Em um caso anterior, a Polícia Federal prendeu quatro pessoas em flagrante e apreendeu R$ 150 mil, que seriam utilizados para compra de votos.

Teste de integridade das urnas

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) já realizou 30 substituições de urnas que apresentaram falhas técnicas até o início da tarde deste domingo (6). Ao todo, foram registradas 52 ocorrências envolvendo problemas como mau funcionamento do terminal, falha na impressora, dificuldades com a biometria, urnas inoperantes e baterias com nível crítico.

O TRE-PI também está realizando, pela primeira vez, um Teste de Integridade nas urnas eletrônicas com biometria, como forma de reforçar a segurança do sistema eleitoral. Voluntários que já votaram participam de uma votação simulada para assegurar o bom funcionamento das urnas. Ao todo, 20 urnas foram sorteadas para serem auditadas no Iate Clube, como parte desse procedimento.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES