Kamala deve garantir delegados para nomeação presidencial até quarta

Kamala precisa conquistar aproximadamente 1.969 dos 3.936 delegados democratas

Vice-presidente dos EUA, Kamala Harris | Reuters
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, está intensificando esforços para garantir sua nomeação à Presidência até a noite de quarta-feira (24), visando obter a maioria dos quase 4 mil delegados democratas na convenção do partido. Com informações da Reuters.

De acordo com informações de quatro fontes com conhecimento direto sobre o assunto, a campanha de Kamala e seus aliados têm realizado centenas de contatos para assegurar o apoio dos delegados antes da convenção, que ocorrerá de 19 a 22 de agosto em Chicago. Ao mesmo tempo, estão trabalhando para evitar qualquer competição interna, conforme relatou a Reuters.

APOIO A KAMALA

Obter o apoio dos delegados é crucial para que Kamala substitua Biden na cédula como a escolhida do partido para enfrentar o republicano Donald Trump. Ela precisa conquistar uma maioria simples, ou aproximadamente 1.969 dos 3.936 delegados democratas, para garantir sua nomeação. Até agora, cerca de um quarto dos delegados declararam publicamente seu apoio a ela.

Embora Biden tenha endossado Kamala como sua sucessora, ele não tem o poder de forçar os delegados a votarem conforme sua decisão.

"O endosso de Biden teve um impacto significativo em motivar doações financeiras e os delegados a finalmente apoiá-la", disse Chris Korge, responsável pelas finanças do comitê nacional democrata e delegado da Flórida, à Reuters. "Com seu endosso à vice-presidente, acredito que até o final do expediente de quarta-feira ela terá garantido mais de 50%."

O Tennessee foi o primeiro estado a declarar seus 70 delegados para Kamala, conforme fontes confirmaram à Reuters no domingo. Os principais responsáveis pela campanha destacaram quarta-feira como o prazo ideal, enquanto uma fonte adicional familiarizada com o assunto confirmou que "sim, estamos trabalhando para isso".

SOBRE A INDICAÇÃO

Representantes da vice-presidência e da campanha de Kamala se recusaram a comentar sobre o assunto. A maioria dos delegados já tinha sido indicada para Biden após as primárias estaduais deste ano. Com seu anúncio de retirada da disputa, não há regras ou leis que obriguem os delegados a seguir qualquer indicação nova.

Jaime Harrison, presidente da convenção nacional democrata, mencionou em uma carta na semana passada que uma votação virtual deve ocorrer entre 1º e 5 de agosto para concluir o processo de escolha até 7 de agosto, data em que a lei de Ohio exige que o escolhido seja nomeado para a cédula.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES