O candidato à Prefeitura de Teresina, Fábio Novo (PT), participou nesta terça-feira (27) do quadro "E agora, eleitor", promovido pelo jornal Agora com os nomes que devem disputar a gestão da capital este ano. O petista foi sabatinado pelos comentaristas sobre temas como educação, saúde e segurança pública.
MEIO AMBIENTE
Diante de uma crise climática que Teresina, Brasil e o mundo enfrenta, Fábio Novo defendeu a criação de uma coordenação para debater e criar políticas de enfrentamento aos danos e conter a crise climática.
"Nos últimos 70 anos, Teresina aumentou 2 graus. É mais que a média mundial. Fizemos um plano de governo de muitas mãos e chegamos a conclusão que precisamos montar uma estrutura, a coordenação do clima para trabalhar políticas. Uma sala do clima, com ajuda da tecnologia, pode prever e evitar um transtorno maior. Teresina já foi a cidade verde, já não é a mais. Incentivaremos os viveiros".
Sobre saúde, Fábio Novo voltou a defender a utilização da tecnologia para facilitar o acesso e diminuir as filas e o tempo de espera para consultas e exames.
"A cidade perdeu a capacidade de dar ao seu povo umas consulta ou um exame. Reorganizar a rede de saúde e atenção básica. Hoje falta até o carro pra levar o médico pras comunidades, precisamos gastar melhor esses recursos. Acredito que com o uso da tecnologia a gente consegue melhorar esse atendimento. A ferramenta da tecnologia é muito importante. Em cadas unidade básica de saúde posso fazer um mini Lineu Araújo.
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Temos em Teresina mais de 200 mil pessoas que tem algum tipo de deficiência e não temos um órgão para cuidar dessa parcela da população. Em 60 bairros de Teresina, eu encontrei pelo menos uma mãe que tem uma criança autista. Vamos dobrar as escolas de tempo integral. Preparar as nossas escolas com equipes multidisciplinares. Temos cerca de 14 mil crianças que precisam de laudos. Vamos colocar um centro para diagnosticar qual tipo de deficiência. Nós vamos criar a secretaria municipal de inclusão da pessoa com deficiência.
TRANSPORTE PÚBLICO
Um dos principais problemas da capital, o transporte público também foi pauta da sabatina. Fábio Novo voltou a reforçar que pretende, até o final de usa gestão, implementar a tarifa zero. Ele também apresentou propostas de integrar ônibus e metrô.
"Até agora tudo que foi feito não deu certo. Temos que redimensionar. A região sudeste se comunica. A mesma coisa na região norte. Nós hoje só temos 250 ônibus rodando, não é o suficiente. Precisamos de uma gestão de frota. Um pacto pelo transporte em Teresina. Vamos ter regularidade no transporte. Nós vamos garantir os recursos no orçamento e vamos mudar a frota para ônibus elétricos. Vamos integrar ônibus ao metrô.
SEGURANÇA
Nós temos uma sala de comando. Isso ajuda a monitorar o trânsito, e monitorar as principais avenidas e ruas, mas não está funcionando. Não se comunica com as policias, e a guarda municipal também não se comunica. Vou fazer parcerias. No meu plano de governo coloquei para, nos 4 anos, dobrar a guarda municipal.