Iniciando uma série de sabatinas no programa Notícias da Boa, na Rádio Jornal, com os candidatos mais bem posicionados na última pesquisa DataMax à Prefeitura de Teresina, o pleiteante do Partido dos Trabalhadores, Fábio Novo, destacou nesta terça-feira, 24 de setembro, suas propostas para áreas nevrálgicas da capital piauiense, como saúde, educação, transporte público e segurança.
Com 90 unidades básicas de saúde, 10 hospitais e três unidades de pronto-atendimento na rede municipal, Novo pautou a necessidade de garantir serviços de qualidade e com celeridade. De acordo com ele, hoje falta papel, remédio, itens básicos no sistema de saúde local.
“Vamos ter que reorganizar todo o sistema de atenção básica, que é o papel do município. (…) A ideia é que a gente possa diminuir drasticamente essa fila, que seja uma fila suportável”.
Fábio reverberou que vai aderir à telessaúde e aos Mais Médicos, dando mais opções ao teresinense e agregando novos profissionais nas unidades municipais. Ademais, em relação ao atendimento a pacientes do interior e de outros Estados, o petista cravou que tudo será resolvido com o diálogo.
“Não dá para ter uma regulação municipal e uma regulação estadual, é preciso entrar em um entendimento, construir pontes e não muros”. O deputado quer replicar o modelo bem-sucedido do Hospital Universitário na saúde municipal, o vice na sua chapa é o ex-diretor da unidade, o médico Paulo Márcio.
Em relação ao transporte público, Fábio Novo quer colocar entre 400 e 450 ônibus para rodar, inserir veículos elétricos e instituir a tarifa zero. No que se refere ao modelo, o candidato explica como se daria.
“Nesse modelo é uma companhia que cuida, você convida as empresas a prestarem o serviço e você paga pelo km rodado, e com um plus, se o ônibus for mais novo você paga mais, é assim que tem feito Curitiba, é assim que tem feito São Paulo”, mencionou.
O petista ainda tratou sobre a revitalização do Centro de Teresina, com a destinação de prédios abandonados para moradia popular, tal como a criação de um corredor cultural, com uma programação o ano inteiro.