A TV Meio segue com o compromisso de deixar a audiência sempre atualizada dos principais acontecimentos do Piauí, do Brasil e do mundo. Por essa razão, em ano eleitoral, a emissora vai promover no próximo dia 15 de agosto o primeiro debate com os candidatos que devem disputar a Prefeitura de Teresina.
Em ano de eleições municipais, a TV Meio mantém a tradição de promover uma cobertura especial do processo eleitoral. O debate contará com a participação de todos os nove pleiteantes majoritários. Sendo eles: Fábio Novo (PT), Sílvio Mendes (União Brasil), Tonny Kerley (Novo), Dr. Pessoa (PRD), Geraldo Carvalho (PSTU), Telsírio (Mobiliza), Santiago (UP), Francinaldo Leão (PSOL) e Lourdes Melo (PCO).
Já na preparação para o debate, o MeioNews questionou os candidatos sobre quais as expectativas, quais as estratégias e também sobre a importância que um debate pode ter dentro do processo eleitoral. Confira:
Fábio Novo: "Debate é o momento de começar a discutir Teresima. Onde as pessoas terão a oportunidade de avaliar as propostas. Estou confiante. Meu processo de escuta foi bastante intenso, percorri por três vezes todos os bairros de Teresina, realizei plenárias e criamos um site para as pessoas, portanto, nosso processo foi bem maduro. O debate será para discutir os problemas de Teresina que são muitos como o de saúde, transporte e o mais recente, o recolhimento de lixo, dentre outros tantos".
Sílvio Mendes: O candidato do União Brasil apontou que debates são importantes e que a sua estratégia é reforçar a vontade de contribuir com a capital. "Debate em campanha eleitoral é oportuno. Pretendo apresentar meus compromissos com Teresina".
Tonny Kerley: "Nossa expectativa para o debate é poder apresentar de forma clara e objetiva as propostas que temos para nossa querida Teresina. Pretendemos discutir temas fundamentais como mobilidade urbana, segurança, saúde e educação, sempre com foco em trazer soluções concretas e inovadoras para nossa cidade. Um momento como este é crucial para o pleito".
Dr. Pessoa: “As minhas expectativas são as melhores para este debate, nesta TV que sempre me recebe tão bem. Pretendo apresentar todas as ações, projetos e obras que foram desenvolvidos durante os anos em que estou à frente da PMT, que foram muitas. E, ainda, devo mostrar os planos para um novo mandato. O debate é uma forma honesta de exercer a democracia e agradeço o espaço que tenho”.
Santiago Belizário: “Primeiro gostaríamos de parabenizar a TV Meio pela iniciativa de convidar todos os candidatos para o debate eleitoral, porque é um processo eleitoral profundamente desigual. Estou com boas expectativas para o debate, principalmente pela oportunidade de confrontar programas políticos falidos e que não representa os interesses da população pobre e trabalhadora de Teresina. Desmentir essa falsa ideia de que essa é uma eleição polarizada em dois campos e que não existe outras alternativas nessa eleição.
Lourdes Melo: Em sua décima candidatura, Lourdes Melo é presença confirmada no primeiro debate na TV Meio. Ela afirma que espera um bom momento. "No dia 15 de agosto haverá um debate com os candidatos a Prefeitura de Teresina na TV Meio, ficamos na expectativa de um bom debate".
Geraldo Carvalho: "Um debate democrático, no qual todos os candidatos têm o direito à participação, é fundamental. A participação do PSTU nesse debate é crucial, pois oferecerá uma perspectiva dissonante em relação à falsa polarização entre a frente ampla do PT e a extrema-direita, do União Brasil. O PSTU, ao contrário destes dois polos, apresentará uma saída socialista que atenda aos interesses da classe trabalhadora e povo pobre. Chega dessa Teresina feita para os ricos. Queremos uma Teresina para os trabalhadores!"
Telsírio Alencar: "A expectativa é de absoluta tranquilidade. Teremos a oportunidade de estar cara a cara, mas também de frente com a sociedade. É uma vitrine importante, não só para os candidatos, mas também para a democracia. É uma oportunidade que teremos. 60% do eleitorado de Teresina ainda não escolheu o prefeito de Teresina, justamente para esperar pelo debate. É de grande importância esse momento".
Francinaldo Leão: "A expectativa para o debate é a melhor possível. Nosso objetivo é discutir as pautas da sociedade periférica teresinense e suas necessidades. Mobilidade urbana, saúde, educação, saneamento, moradia, esporte e lazer são alguns dos eixos que vamos discutir, criticar, mas sobretudo propor soluções viáveis para construirmos uma Teresina mais justa, mais humana àqueles que mais sofrem pela ausência de políticas públicas na capital piauiense".
O debate acontece a partir de 13h00 na próxima quinta-feira (15), e terá transmissão simultânea em todas as plataformas do grupo Meio. A audiência poderá acompanhar pela TV aberta, youtube, rádio, portal e também pelas redes sociais.