Promovido pela Rádio Jornal 90.3 FM nesta quinta-feira, 26 de setembro, o debate com os candidatos a vereador Cícero Magalhães (PT), Marcos Macedo (PSDB/Cidadania) e Maria da Bancada Antiracista (PSOL) foi marcado pela apresentação de propostas para Teresina. O confronto de ideias ocorreu no programa Banca de Sapateiro, apresentado pelo jornalista Arimateia Carvalho.
Temas que afligem a população como saúde e políticas públicas para as mulheres estiveram na pauta dos pleiteantes a uma das 29 vagas no Poder Legislativo da capital piauiense.
luta contra o poderio das campanhas milionárias
Vendedor externo, Marcos Macedo pontuou sua defesa das classes menos favorecidas, destacando que não tem medo dos poderosos que realizam campanhas milionárias.
"Realmente é muito difícil, é uma luta muito pesada. Porém, como você disse na minha biografia, eu sou fruto da revolta. Então, conforme eu andando nas ruas, como eu sou vendedor externo, todos os dias eu estou debaixo do nosso sol. E sempre, todo dia, vem uma pessoa e me fala algum problema que vem acontecendo na cidade. E sempre eu demonstrei o meu interesse para tentar solucionar esses problemas. Então, a população vendo a minha vontade de mudança, sempre me propuseram, porque você não disputa uma vaga na Câmara Municipal. E foi aí que eu tive a coragem. Coloquei meu nome à disposição porque mesmo sabendo das dificuldades que eu poderia enfrentar, eu não iria ter medo, e ver a cada dia grandes políticos, grandes nomes disputando e muitas vezes oprimindo os pequenos, isso me dá mais coragem e força de vontade de poder representar nossa cidade, pois afinal de de representantes das minorias que muitas vezes são esquecidas, daquelas pessoas que estão na periferia e são desassistidas pelo poder público", cravou.
Defesa das mulheres
A candidata Maria da Bancada Antiracista sinalizou as propostas para ampliar a rede de proteção da mulher, permitindo que muitas deixem a situação de vulnerabilidade. Essa pauta está entre as prioridades da bancada antiracista.
"Nossa representação na Câmara de Teresina ainda é muito pequena, e às vezes infelizmente por pessoas que não colocam a pauta das mulheres em voga quando tem oportunidade de estar nesses espaços, então a gente tem aí uma capital que tem um índice de feminicídio muito grande, no entanto, tem políticas públicas que ainda não chegam, não chegam nessas mulheres, não chegam para essas mulheres, e que às vezes têm suas vidas ceifadas pelo machismo, enfim, pelo que a gente tenha constituído hoje de sociedade, então pensar a vida das mulheres, pensar um pacto que possa ir contra a violência e pela vida das mulheres é nossa pauta nesse momento também, pensar condições de emprego e renda para que essas mulheres também saiam de uma situação de vulnerabilidade, em que muitas vezes se vê obrigadas a estar em relacionamentos abusivos e que são maltratadas diariamente é também uma das nossas pautas, e diz muito sobre o que a gente quer tratar na política no dia a dia".
Pautas prioritárias
O ex-vereador e ex-deputado Cícero Magalhães, que busca voltar à Câmara de Teresina, reverberou quais pautas dará prioridade caso consiga a recondução ao Legislativo, explicitando problemas que afligem os munícipes atualmente.
"Hoje, Teresina, que já foi conhecida como a cidade verde, como a cidade limpa, como um polo de saúde nessa região, não só a saúde particular, mas a saúde pública, hoje nada disso funciona. Hoje não funciona a coleta do lixo, hoje não funciona o transporte coletivo, hoje não funciona a saúde, Teresina se transformou praticamente em um lixão. A gente que, eu tenho certeza que os outros dois, a nossa candidata e o candidato que estamos aqui, tem percorrido Teresina, ele tem visto as ruas cheias de lixo, às vezes até capina, varre ali, mas fica no meio da rua, então nós, a saúde, por exemplo, tá um caos, pessoas passando seis meses, um ano, ou mais esperando uma consulta, ou então muito mais que isso, esperando um exame, fazer um exame".