AMA Piauí repudia nota falsa sobre fala de candidato e registra boletim de ocorrência

A AMA condenou a manipulação da causa autista para fins políticos e destacou o erro do candidato

A AMA repudiou uma nota falsa atribuída à entidade sobre o termo "pandemia de autismo" e registrou um boletim de ocorrência | Reprodução/Redes sociais
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

A Associação dos Amigos dos Autistas (AMA) do Piauí emitiu, nesta segunda-feira (30), uma nota de esclarecimento repudiando a circulação de um comunicado falso que foi atribuído à entidade. A mensagem enganosa surgiu após o uso inadequado do termo "pandemia de autismo" pelo candidato à prefeitura de Teresina, Fábio Novo (PT), durante um debate em uma emissora de TV.

A AMA informou que já registrou um boletim de ocorrência para investigar a origem da fraude.

O QUE ACONTECEU?

O termo "pandemia de autismo" foi utilizado por Fábio Novo durante o debate com demais candidatos à Prefeitura de Teresina.

Em suas redes sociais, o candidato reconheceu que a expressão escolhida por ele foi incorreta. (Confira abaixo a publicação de Fábio Novo). No entanto, uma nota de repúdio, supostamente emitida pela AMA, começou a circular nas redes sociais e em grupos no WhatsApp. A associação negou ter emitido o comunicado.

Em resposta, a AMA divulgou uma nota oficial afirmando que a declaração que circulou não representa a posição da entidade. "A Associação dos Amigos dos Autistas do Piauí vem, por meio desta NOTA, deixar claro que a luta das pessoas autistas, bem como nenhuma luta e trajetória de pessoas e grupos, deve ser utilizada como instrumento de manobra política, como tentaram fazer ao fabricar uma Nota de Repúdio Falsa em nome da AMA, condenando as colocações do candidato a prefeito Fábio Novo no debate realizado na TV Antena 10", diz o comunicado.

Investigação

A AMA informou que já acionou as autoridades e que um boletim de ocorrência foi registrado para identificar a origem da nota falsa. A instituição também reconheceu o erro do candidato e condenou o uso da causa autista para fins políticos através de uma nota falsificada.

"Certamente, o uso da palavra ‘pandemia’ foi equivocado. No entanto, no contexto, compreende-se que tratou-se da busca por evidenciar o crescente número de diagnósticos e, portanto, a necessidade de se falar e criar, cada vez mais, mecanismos e políticas públicas inclusivas. A luta da AMA sempre foi e sempre será pelas pessoas autistas."

FÁBIO NOVO DIZ RECONHECE O USO INADEQUADO DO TERMO

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES