O PodMeio, podcast do grupo Meio de comunicação, recebeu nesta sexta-feira (23), mais uma edição do "Debate Eleições". No quadro, candidatos ao legislativo municipal debatem sobre propostas para a capital. A edição desse sexta conta com a participação dos candidatos Aluísio Sampaio (PP) e Marina Moura, do PT.
Questionado sobre uma maneira mais branda de fazer oposição ao governo do prefeito Dr. Pessoa, Aluísio Sampaio destacou escolheu dar uma chance e que não seria oposição a cidade.
"Não somos oposição a cidade, mas ao prefeito. Sempre dialogamos querendo o melhor para Teresina. Não fazemos barganha. Nunca tivemos nada na Prefeitura. Fomos uma oposição justa. A nossa oposição foi propositiva. Nunca entendi porque o PT fez parte da gestão do Dr. Pessoa".
Marina, por sua vez, informou que não entendia por qual razão o prefeito teve vida tão tranquila durante o mandato. "As vezes ficamos sem entender a falta de oposição na cidade de Teresina. A gente tem posto de saúde que não consegue imprimir um papel de encaminhamento de exame".
RELAÇÃO PT E DR. PESSOA
Sobre a participação do PT na gestão do atual prefeito, Marina resolveu destacar que onde o PT estava inserido, a gestão deu certo. "Eu quero dizer que dentro do governo Pessoa se teve algo que funcionou foi onde tinha alguém do PT no comando".
Já Aluísio foi incisivo ao argumentar que, segundo ele, o governo Pessoa não acertou em nenhuma área. "Não vi nada no governo Pessoa funcionar. Ele não deixava, pela incapacidade do prefeito Eu sugeri ao Dr. Pessoa, o Edvaldo Marques na secretaria de Governo, pela experiência, mas nunca ouviu".
BLOCÃO
Marina, do PT, inciou falando sobre as críticas direcionadas ao seu partido, sobretudo sobre o candidatp Fábio Novo de ter formado um "blocão" de apoiadores. "Acredito que Fábio Novo tem o apoio popular. Mostra o reconhecimento da população. é o time da vacina, do bolsa família, do OPA, time que valoriza a população".
Aluísio retrucou dizendo que não faz parte de time que "barganha" cargos em prefeitura. "Temos um time que tem uma causa por Teresina. Não temos um governo pra lotear cargos. O que nós temos é a confiança no trabalho. Não decidimos as eleiões dentro de gabinete, decidimos nas ruas. Nós estamos alinhados com o povo".
Na segunda rodada, onde candidato pergunta para candidato, o primeiro tema foi saúde. Marina destacou que a população, sobretudo de periferia, vem sofrendo com a falta de atendimentos básicos, ou oferta de medicamentos. Aluísio destacou a concorrência com o interior do estado e cobrou ajuda do governo do estado.
O PASSADO CONDENA? quadro interativo dentro do debate resgata registros dos candidatos publicaods em redes sociais. Para conferir quais as imagens foram apresentadas, basta assistir o debate completo, no link abaixo: