O programa "Notícias da Boa", apresentado por Cinthia Lages, na Rádio Jornal 90.3 FM, realizou nesta quinta-feira, 19 de setembro, um debate exclusivamente com candidatas à Câmara Municipal de Timon, no Maranhão. A primeira edição do projeto pioneiro contou com a participação de Sargento Conceição (PL), Aline Macedo (PSB) e Lorena Bringel (PRTB).
O debate proporcionou uma plataforma para que as mulheres apresentassem suas propostas em um cenário onde representam a maioria do eleitorado, mas compõem apenas 40% das candidaturas na cidade maranhense.
Os temas abordados durante o debate refletiram questões cruciais para a cidade, como mobilidade urbana, combate à violência contra a mulher e empregabilidade. O confronto de ideias não contou com polêmicas ou confrontos duros entre as pleiteantes, prosperando o alto nível.
Sine Municipal
A candidata do Partido Liberal, Sargento Conceição defendeu a implantação do Sine Municipal, viabilizando capacitação para pais e mães de família. A pleiteante à Câmara quer ações para ampliar a geração de emprego e renda no município.
"Nós temos um índice de desemprego muito grande, então nós temos a proposta de trazer o Sine Municipal, aquele que vai trazer cursos de preparação para essas mulheres, para esses homens, também para inserir no mercado de trabalho, pois hoje as famílias carentes de Timon vivem muito de assistência social, do Bolsa Família, então há uma necessidade do aumento dessa renda, o município pode e deve ter a obrigação de estar colaborando com essas famílias, qualificando esses pais e essas mães de família para colocá-las no mercado de trabalho para que eles possam gerir as suas famílias".
Quarta ponte entre Timon e Teresina
Atual vereadora e buscando a reeleição, Aline Macedo (PSB), teceu críticas ferrenhas à gestão da prefeita Dinair Veloso (PDT), sinalizando que teve uma emenda barrada que viabilizaria um projeto executivo para uma quarta ponte ligando Timon e Teresina.
Ela ainda pontuou que o transporte na cidade é de péssima qualidade e tem cobrado avanços no setor.
"O que eu fiz, enquanto vereadora, foi colocar uma proposta de emenda ao orçamento do ano de 2024, a emenda era propondo 10 milhões de reais para o projeto executivo de uma quarta ponte. Sendo 2 milhões de reais retirados dos recursos de propaganda e 8 milhões de reais retirados da reserva de contingência. Então, com esse valor de 10 milhões de reais, nós iríamos propor colocar no orçamento fazer o projeto executivo de uma quarta ponte para que fosse incluído no PAC, inclusive, o ministro Renan Filho afirmou em entrevista que se tivéssemos o projeto executivo esta obra teria sido incluída no PAC do governo federal e nós perdemos essa oportunidade, simplesmente porque a minha emenda foi barrada, sequer foi colocada para a análise dos colegas na câmara por objeção da atual gestora municipal".
Combate à violência contra a mulher
A candidata do PRTB, Lorena Bringel, reverberou para a necessidade de ações mais enérgicas no combate à violência contra a mulher em Timon, destacando que focará nesta questão caso consiga uma cadeira na Casa Legislativa.
"Nós vamos trabalhar com a prevenção, muitas vezes, o que que nós podemos fazer é qualificar essas mulheres, para que elas não possam estar, ainda estar na Delegacia, porque dependem 100% dos seus parceiros. Então, que para isso não aconteça, o que que a gente tem que fazer? Nós vamos trazer o projeto da prevenção, porque nós temos o projeto em si para desenvolver a segurança pública, para que ela possa caminhar da melhor forma, mas também nós temos que ter projetos para que isso não aconteça, para que não chegue ao ponto da agressão", disse.