Em meio à pandemia da covid-19 e os empecilhos na concretização do processo presencial, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) promove nesta quarta-feira, 12 de agosto, as eleições para reitoria da instituição no quadriênio 2020/2024. A comunidade acadêmica irá participar da consulta, que é coordenada pela Comissão Eleitoral e visa auxiliar o Conselho Universitário na escolha dos novos representantes.
A votação estará aberto no período de 8h às 20h, horário de Brasília, por meio online, utilizando o Sistema Integrado de Gestão de Eleições (SIGEleição), sendo que autenticação do eleitor no SIGEleição será realizada com login e senha, únicos e intransferíveis, os mesmos utilizados para acessar os Sistemas Integrados da UFPI. O voto será secreto e o sigilo será garantido.
Poderão votar os docentes efetivos, servidores técnico-administrativos e discentes regularmente matriculados nos cursos de graduação do ensino presencial e a distância, Colégios Técnicos, cursos de pós-graduação stricto sensu, pós-graduação lato sensu e residências uni e multiprofissionais.
Participam do processo eleitoral da Universidade Federal do Piauí as chapas: Experiência, Educação e Compromisso, formada pelos professores Gildásio Guedes (reitor) e Viriato Campelo (vice-reitor); a chapa RenovaUfpi, integrada pela professora Sandra Lima Vasconcelos Ramos (reitora) e Bruno Leandro Maranhão (vice-reitor); tal como a chapa Fortalecer, Conectar e Inovar, formada pelos professores André Macedo Santana (reitor) e Carlos Sait Pereira (vice-reitor); além da chapa Inclusiva, Inovadora e Sustentável, integrada por Nadir do Nascimento Nogueira (reitora) e Marcos Antônio Tavares Lira (vice); e a chapa Meritocracia, integrada pelos professores Marcos Sabry (reitor) e Antônio Airton Carneiro(vice).
Ao todo, cerca de 40 mil eleitores estão aptos a votar no pleito da instituição de ensino superior.