O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) criticou nesta terça-feira (15), por meio de uma rede social, a postura do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), diante das tarifas de 50% impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre produtos brasileiros.
Para Eduardo, a tentativa de Tarcísio de negociar com o governo federal enfraquece a possibilidade de pressionar por uma “anistia ampla” aos acusados de participação na trama golpista de 2022, entre eles o ex-presidente Jair Bolsonaro — pai do parlamentar. Segundo ele, a resposta ao tarifaço deveria ser política, e não diplomática.
Prezado governador @tarcisiogdf, se você estivesse olhando para qualquer parte da nossa indústria ou comércio estaria defendendo o fim do regime de exceção que irá destruir a economia brasileira e nossas liberdades. Mas como, para você, a subserviência servil as elites é sinônimo de defender os interesses nacionais, não espero que entenda.
Logo após o anúncio das tarifas, Tarcísio chegou a criticar o governo Lula, atribuindo à gestão petista a responsabilidade pela deterioração das relações com os EUA. No entanto, nos últimos dias, o governador suavizou o discurso e passou a defender uma atuação conjunta entre os governos estadual e federal, elogiando inclusive os esforços diplomáticos da administração Lula.
Reunião com empresários e diplomatas
Na manhã desta terça, Tarcísio se reúne com empresários paulistas e representantes da equipe econômica do governo de São Paulo para discutir os impactos do tarifaço. O encontro acontece no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista.
Ao menos 15 empresários de diferentes setores participam da reunião, entre eles o ex-presidente da Fiesp, Paulo Skaf, que também é filiado ao Republicanos. O encontro contará ainda com a presença de Gabriel Escobar, encarregado de negócios da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.
Essa é a segunda reunião entre Tarcísio e o representante da embaixada norte-americana. Na sexta-feira (11), os dois já haviam se encontrado em Brasília para tratar do tema.