SEÇÕES

Edson Fachin assume presidência do Supremo Tribunal Federal; vice é Moraes

Edson Fachin é o novo presidente do STF, sucedendo Luís Roberto Barroso. Alexandre de Moraes assume a vice-presidência. Saiba mais sobre a cerimônia de posse.

Edson Fachin assume presidência do STF | Foto: Reprodução/Agência Brasil
Siga-nos no

O ministro Edson Fachin tomou posse nesta segunda-feira (29) como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), em substituição a Luís Roberto Barroso, cujo mandato de dois anos se encerrou. Alexandre de Moraes assumiu a vice-presidência da Corte.

Com a nova função, Fachin passa a ser responsável por mais de 3 mil processos, sendo a maior parte composta por recursos extraordinários (2.966). Esses recursos podem ser redistribuídos entre os demais ministros, conforme as regras internas do tribunal. Além disso, cerca de 1.319 processos que estavam em seu gabinete serão transferidos para Barroso.

A cerimônia foi aberta por Barroso, que deu início aos ritos de posse. A diretora-geral do STF, Fernanda Azambuja, fez a leitura do termo de compromisso para a presidência do STF e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Em seguida, Fachin assinou o documento, foi oficialmente declarado empossado e trocou de lugar na bancada com Barroso.

Logo depois, o novo presidente conduziu a posse de Alexandre de Moraes como vice-presidente. A solenidade contou ainda com discursos da ministra Cármen Lúcia, do procurador-geral da República, Paulo Gonet, e do presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também