A Câmara de Vereadores de Teresina poderá ter mudanças a partir desta terça-feira, 26. O vereador da capital, Décio Solano (PT), que teve o mandato cassado pelo juiz da 1º Zona eleitoral, Antônio Lopes de Oliveira, na última sexta-feira, 15, dará lugar ao suplente, Edilberto Borges, o Dudu, viúvo da deputada estadual Francisca Trindade (PT). O petista aguarda o julgamento de um recurso impetrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) para permanecer no cargo.
?Estou afastado e só retorno se o Tribunal julgar minha liminar. Espero que o julgamento ocorra na segunda-feira, antes da posse do Dudu?, pontuou Solano. Segundo a acusação, Décio teria incitado a invasão de um terreno durante a campanha municipal de 2008 em troca de votos. O parlamentar, que também é advogado do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, afirmou que está ?confiante? e com a ?consciência tranquila? de que não participou de nenhuma invasão.
De acordo com ele, o próprio presidente do Sindicato deu um depoimento dizendo que Solano não tinha nada haver com o caso. Com o julgamento de procedência da ação pela primeira instância, Décio foi condenado a suspensão do exercício do mandato eletivo por três anos. Dudu, por outro lado, ressalta que assumirá a vaga ?não feliz?. ?Mas se for uma decisão da Justiça, vou cumprir. Não era essa a forma que queríamos assumir a Câmara. O Décio é honesto e não merecia passar por isso?, frisou.
O petista já havia sido multado pelo TRE-PI no ano passado, por propaganda extemporânea, após divulgar outdoors comemorativos do aniversário de Teresina. Eleito para a Assembléia Legislativa do Estado no último dia 03 de outubro, o vereador Evaldo Gomes (PTC) também motivará outra mudança na composição da Câmara. Ele dará espaço para o zelador Pedro Fernandes (PTC) assumir sua vaga na Casa no próximo ano. (S.B.)