Diretor do DER é exonerado após queda de viaduto em Brasília

Cargo será assumido pelo atual diretor de Edificações da Novacap

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O diretor do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal, Henrique Luduvice, foi exonerado do cargo nesta quarta-feira (7). O anúncio foi feito pelo Palácio do Buriti no dia seguinte ao desabamento parcial de um viaduto na Galeria dos Estados, no início da Asa Sul.

O cargo será assumido pelo atual diretor de Edificações da Novacap, Márcio Augusto Buzar. Engenheiro civil, doutor em estruturas e professor da Universidade de Brasília, ele atua em projetos de pesquisa sobre tecnologia da construção, novos materiais derivados do concreto e mobilidade urbana.

Mais dinheiro e vistorias

Durante a coletiva, o governador Rodrigo Rollemberg também anunciou a destinação de R$ 50 milhões da chamada "reserva de contingência" para obras em viadutos e pontes.

Segundo o Buriti, a prioridade será dada às intervenções na Galeria dos Estados. Depois, o que "sobrar" pode ser usado em outras áreas designadas como críticas.

O governador também determinou que a Novacap vistorie, até sexta-feira (9), todos os viadutos e pontes citados no relatório de 2012 do Tribunal de Contas. Naquele momento, há quase seis anos, os auditores do tribunal identificaram oito bens públicos com necessidade de reparo e manutenção urgent.

Série de declarações

Nos momentos seguintes ao desabamento do viaduto da Galeria dos Estados, Luduvice declarou que outros pontos do Eixo Rodoviário – o Eixão – corriam risco e cobrou, publicamente, mais orçamento para a manutenção dessas estruturas.

Sem fazer menção direta, o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) respondeu às declarações. Em coletiva no Palácio do Buriti, horas depois, ele afirmou que cerca de R$ 67,7 milhões foram investidos nesse tipo de obra, nos últimos três anos.

“Infelizmente tivemos o desabamento nesse viaduto que ainda não tinha sido recuperado", disse Rollemberg. O governador também autorizou o remanejamento de recursos do Orçamento de 2018 para reforçar a rubrica de manutenção urbana.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES