O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, manifestou apoio ao colega Alexandre de Moraes após uma crítica do governo dos Estados Unidos às decisões da Justiça brasileira.
Em uma publicação nas redes sociais, Dino expressou sua "solidariedade pessoal" a Moraes. Na postagem, o ministro destacou que os membros do STF, ao assumirem seus cargos, juram proteger a Constituição brasileira.
Nesse contexto, Flávio Dino mencionou o artigo 4º da Constituição, que estabelece, nas relações internacionais, princípios como a autodeterminação dos povos, a não-intervenção e a igualdade entre os Estados.
"São compromissos indeclináveis, pelos quais cabe a todos os brasileiros zelar, por isso manifesto a minha solidariedade pessoal ao colega Alexandre de Moraes", escreveu Dino.
"Tenho certeza de que ele permanecerá proferindo ótimas palestras em todo o território brasileiro, assim como nos países irmãos. E se quiser passar lindas férias, pode ir para Carolina, no Maranhão. Não vai sentir falta de outros lugares com o mesmo nome", completou o ministro.
Recentemente, uma comissão da Câmara dos Estados Unidos aprovou um projeto para barrar Alexandre de Moraes no país.
Chamado de "Sem Censores em Nosso Território", o projeto prevê a proibição de entrada ou deportação de qualquer pessoa considerada um "agente estrangeiro que infrinja o direito de liberdade de expressão ao censurar cidadãos dos Estados Unidos em solo americano".