O Tribunal Superior Eleitoral aprovou nesta terça-feira (5) o tempo de rádio e televisão que candidatos à Presidência da República terão na propaganda eleitoral que começa a partir de 19 de agosto. A presidente Dilma Rousseff (PT), que tenta a reeleição, terá quase o dobro da soma dos principais adversários, Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB).
Dilma, cuja coligação tem nove partidos, terá 11 minutos e 24 segundos dos 25 minutos das propagandas que serão exibidas terças. quintas e sábados. Aécio, em coligação também com nove partidos, terá 4 minutos e 35 segundos. Campos contará com 2 minutos e 3 segundos.
Os demais oito candidatos terão entre 45 segundos e 1 minuto e 10 segundos cada.
O TSE havia feito estimativa, divulgada em 10 de julho, que previa Dilma com 11 minutos e 48 segundos. Ela perdeu 24 segundos. Em 16 de julho o TSE fez uma audiência pública e os partidos apresentaram questionamentos. Em razão disso, o tribunal refez os cálculos.
Com a mudança, Aécio e Campos ganharam alguns segundos a mais na propaganda.
A divisão dos 25 minutos é feita com base nos critérios previstos na Lei das Eleições - um terço é dividido igualmente entre todos e o restante leva em conta o tamanho das bancadas na Câmara dos Deputados.
Para presidente da República, as propagandas serão transmitidas pelo rádio às terças, quintas e sábados das 7h25 às 7h50 e das 12h25 às 12h50. Na televisão, serão exibidas às terças, quintas e sábados das 13h às 13h25 e das 20h30 às 20h55.
Ordem de exibição
Eduardo Campos vai abrir o primeiro programa eleitoral, conforme sorteio realizado pelo plenário nesta terça. Luciana Genro será a última no primeiro dia.
A ordem sorteada para exibição do primeiro programa é a seguinte (ao lado, o tempo de cada candidato):
- Eduardo Campos (PSB); 2min03seg
- Mauro Iasi (PCB); 45seg
- Zé Maria (PSTU); 45seg
- Aécio Neves (PSDB); 4min35seg
- Dilma Rousseff (PT); 11min24seg
- Levy Fidelix (PRTB); 47seg
- Eymael (PSDC); 45seg
- Rui Costa Pimenta (PCO); 45seg
- Pastor Everaldo (PSC); 1min10seg
- Eduardo Jorge (PV); 1min04seg
- Luciana Genro (PSOL); 51seg
Nos programas seguintes, será adotado sistema de rodízio, "devendo o partido político ou a coligação que teve seu programa apresentado em último lugar ser deslocado para o primeiro e assim sucessivamente".
A propaganda no rádio e na TV no primeiro turno vai de 19 de agosto a 2 de outubro e será dividida em dois blocos diários de 25 minutos cada.