SEÇÕES

Desníveis em avenidas de Teresina: Vistoria é realizada e responsáveis serão cobrados

Um dos trechos recentemente avaliados foi a Avenida Joaquim Ribeiro, localizada no bairro Vermelha.

Avenida Joaquim Ribeiro foi uma das que passou por vistoria recentemente. | Foto: Eturb
Siga-nos no

A Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (ETURB), por meio da Coordenação de Asfaltamento, tem intensificado os trabalhos de inspeção nas ruas e avenidas da capital. O objetivo é identificar problemas que comprometam o estado do asfalto e representem riscos para motoristas e pedestres. Um dos pontos observados nas vistorias é o desnível do pavimento, que afeta diretamente a durabilidade da via e a segurança viária.

Inspeção técnica na zona Sul

Um dos trechos recentemente avaliados foi a Avenida Joaquim Ribeiro, localizada no bairro Vermelha. A equipe técnica utilizou o método do nível de bolha para identificar variações na altura da pista. “Esse procedimento é crucial para identificar falhas na via como desnivelamento que podem causar acidentes, que muitas vezes contribuem para a formação de buracos”, explicou o engenheiro Fabiano Damasceno, que acompanhou os trabalhos no local.

Causas estruturais dos buracos

De acordo com a ETURB, um dos fatores mais recorrentes na formação de buracos é o acúmulo de água, geralmente provocado por falta de inclinação adequada ou pela má vedação de valas abertas. Essas intervenções costumam estar ligadas a obras de instalação de redes de água, esgoto ou cabeamento. Com a entrada de água por frestas no asfalto, a estrutura do solo e do revestimento acaba sendo comprometida.

Responsabilidade e cobrança de reparos

O diretor executivo da empresa, Roberto Fernandes, enfatiza que as inspeções visam garantir a devida responsabilização por danos causados nas vias. Essas vistorias são importantes para fiscalizar com precisão e cobrar de forma justa os responsáveis pelos danos. Sejam eles públicos ou privados, é fundamental que reparem o estrago feito nas vias pavimentadas, asfaltadas ou não, afirmou.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também