A Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) emitiu uma determinação exigindo que o Google e o Facebook removam imediatamente anúncios fraudulentos relacionados ao programa de renegociação de dívidas do governo federal, conhecido como "Desenrola Brasil". Caso as empresas não cumpram com essa determinação, estarão sujeitas a multas diárias de R$ 150 mil.
Nesta quarta-feira (26), a determinação foi oficialmente publicada no Diário Oficial da União, ordenando que o Google e o Facebook ajam prontamente para retirar do ar anúncios enganosos relacionados ao programa de renegociação de dívidas do governo federal, o "Desenrola Brasil".
Em alguns casos, os anúncios redirecionavam os usuários para sites que simulavam a consulta de elegibilidade ao programa. Esses sites fraudulentos pretendiam enganar as pessoas ao oferecer informações falsas sobre a possibilidade de participação no programa de renegociação de dívidas do governo federal. Além disso, outras publicidades direcionavam os usuários para atendimentos personalizados falsos no WhatsApp, visando aplicar golpes por meio de interações enganosas.
Conforme o governo, aqueles que desejam renegociar suas dívidas por meio do programa "Desenrola Brasil" são orientados a não procurar intermediários. O atendimento deve ser realizado diretamente no banco onde a dívida foi contraída. Atualmente, o programa está direcionado a atender pessoas com renda de até R$ 20 mil.