Exclusivo Deputados começam a se mexer! Saiba o que foi apresentado para ajudar o RS

Um dos projetos prevê a isenção total da tarifa de energia e água, pelo prazo de 6 meses, aos consumidores atingidos por enchentes e alagamentos no Rio Grande do Sul.

Avalie a matéria:
Situação é calamitosa no Estado do Rio Grande do Sul | Defesa Civil do RS
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Diante da tragédia climática que assola o Rio Grande do Sul, deixando - até o momento - mais de 70 vítimas fatais devido às intensas enchentes, os deputados federais começam a se mobilizar, apresentando uma série de propostas legislativas visando minimizar os danos causados aos afetados no estado.

COOPERAÇÃO ENTRE OS MUNICÍPIOS - Dentre as iniciativas em destaque, o deputado Pompeo de Mattos (PDT/RS) propôs o PL 1542/2024, que institui o Programa Nacional de Auxílio e Cooperação Intermunicipal em Situações de Emergência (PNACi). O programa tem como objetivo estabelecer um sistema de cooperação entre municípios para o compartilhamento de recursos e equipamentos em casos de emergências ou calamidades públicas decorrentes de desastres naturais.

Leia Mais

ISENÇÃO DA TARIFA DE ENERGIA E ÁGUA - Outra proposição do mesmo parlamentar, o PL 1541/2024, prevê a isenção total da tarifa de energia e água, pelo prazo de 6 meses, aos consumidores atingidos por enchentes e alagamentos no Rio Grande do Sul.

ANISTIA DO PAGAMENTO DE CRÉDITO - O deputado Zucco (PL/RS) também apresentou suas iniciativas, incluindo o PL 1538/2024, que concede isenção do pagamento de tarifa de energia elétrica e água em situações de calamidade pública ou desastres naturais. Além disso, o PL 1536/2024 propõe anistia ao pagamento das parcelas mensais de crédito de custeio adquiridos em 2024 pelos produtores rurais, suspensão do pagamento das parcelas mensais de crédito de investimento e criação de linha de crédito para catástrofes naturais.

PRIORIDADE NA RESTITUIÇÃO - O deputado Junio Amaral (PL/MG) também apresentou o PL 1535/2024, que busca incluir as vítimas de desastres na ordem de prioridade para recebimento da restituição do imposto de renda.

SUGESTÕES - Além das propostas legislativas, as iniciativas incluem sugestões de inciativas, como a sugestão da deputada Denise Pessôa (PT/RS) ao Ministro do Trabalho e Emprego para critérios flexíveis na concessão de férias coletivas pelas empresas em locais com decreto de calamidade pública.

Ainda, sugere-se ao Ministro de Estado da Fazenda, Fernando Haddad, a suspensão da cobrança de pagamentos de crédito aos produtores rurais do estado do Rio Grande do Sul por dois anos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES