SEÇÕES

Deputado Glauber Braga completa uma semana em greve de fome contra cassação

Deputado do PSOL protesta no plenário da Câmara enquanto base aliada articula para barrar processo que considera “retaliação política”

Deputado Glauber Rocha faz greve de fome na Câmara | Foto: Lula Marques/Agência Brasil
Siga-nos no

O deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) completa nesta quarta-feira (16) sete dias em greve de fome em protesto contra o processo de cassação do seu mandato na Câmara dos Deputados. O parlamentar, que está dormindo no plenário onde ocorrem as sessões do Conselho de Ética, se alimenta apenas de soro, isotônico e água, segundo sua assessoria.

Situação de saúde

Uma equipe médica acompanha Glauber diariamente, realizando exames de sangue para monitorar seu estado. De acordo com sua assessoria, ele já perdeu 4,6 quilos e sua saúde está "cada dia mais debilitada".

Motivo do protesto

O deputado protesta contra a decisão do Conselho de Ética da Câmara, que aprovou um parecer favorável à cassação de seu mandato. O caso remonta a um incidente em 2024, quando Glauber foi acusado de empurrar e chutar um integrante do Movimento Brasil Livre (MBL) durante uma confusão no Congresso.

Apoio político e mobilização

Glauber tem recebido solidariedade de ministros do governo Lula, parlamentares da base aliada, sindicalistas e movimentos sociais. Na última segunda-feira (14), músicos promoveram um samba na área externa da Câmara em apoio ao deputado.

Possíveis desfechos

O PSOL e aliados buscam alternativas para evitar a cassação:

  • Recurso na CCJ: Glauber tem até 22 de abril para apresentar um recurso na Comissão de Constituição e Justiça. Se aprovado, o processo pode ser arquivado.

  • Bloqueio no plenário: Caso o recurso seja rejeitado, a estratégia será evitar que o tema seja votado em plenário. Para cassar o mandato, seriam necessários 257 votos favoráveis.

Contexto político

O PSOL considera o processo uma "retaliação" devido às denúncias do partido contra o orçamento secreto no STF. Enquanto isso, a greve de fome de Glauber intensifica o debate sobre ética parlamentar e liberdade de expressão no Congresso.

Próximos passos:

Tudo dependerá do recurso na CCJ e da articulação política nas próximas semanas. Se a greve se prolongar, a saúde do deputado pode se agravar, aumentando a pressão por uma solução.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também