O parlamentar Fernando Rodolfo (PL-PE), que atua como presidente da Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados, resolveu faltar ao funeral de seu pai devido à condução da votação do projeto de lei contra o casamento homoafetivo.
A informação foi relatada pelo deputado Pastor Eurico (PL-PE) e posteriormente confirmada por Rodolfo à rádio Itatiaia.
Carlos Fernando dos Santos, de 67 anos, veio a óbito nesta segunda-feira (18) pela manhã, em Garanhuns, situado no interior de Pernambuco. O pai do deputado enfrentava uma batalha contra o câncer.
A proposta em pauta prevê que relação entre casais homossexuais não pode se equiparar ao casamento ou à entidade familiar. Caso vire lei, o projeto não poder anular casamentos anteriores.
O PL 580/2007, originalmente apresentado pelo ex-deputado Clodovil Hernandes, falecido em pretendia alterar o Código Civil para reconhecer o casamento homoafetivo. O texto foi resgatado pela bancada conservadora e alterado pelo relator, o deputado federal Pastor Eurico (PL-PE).
Militantes lotaram a comissão, segundo uma parlamentar defensora da causa LGBT, como estratégia para pressionar deputados que não são conservadores a desistirem de votar pela proibição.