SEÇÕES

Deputado do PP vai à Arábia para tentar salvar o pai prefeito 'preso' em Israel, mas não sabe como

Cícero Lucena, assim como outros prefeitos, não tem como deixar o país, pois o espaço aéreo está fechado. Porém, seu filho embarcou para o Oriente Médio na tentativa de resgatá-lo.

Mersinho Lucena foi à Arábia Saudita, mas sequer sabe como entrará em Israel para resgatar o pai. | Foto: Agência Câmara
Siga-nos no

O deputado federal Mersinho Lucena (PP-PB) embarcou nesta sexta-feira (13) rumo à Arábia Saudita com o objetivo de negociar, junto a autoridades do Oriente Médio, a retirada de seu pai, o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), e de outros integrantes de uma comitiva brasileira que se encontram refugiados em um bunker em Tel Aviv, após o agravamento do conflito entre Israel e Irã.

Autoridades brasileiras sob risco

Além de Cícero Lucena, também estão abrigados no local o prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), e a vice-prefeita de Goiânia, Claudia Lira (Avante). Eles participavam de uma missão internacional voltada à troca de experiências em segurança cidadã, com foco em iniciativas israelenses para a proteção urbana. O projeto é voltado a líderes de países lusófonos e previa uma série de compromissos oficiais, que foram suspensos após o início dos bombardeios.

Abrigo subterrâneo e segurança sob alerta

De acordo com a assessoria de Cícero Lucena, o grupo está seguro, mas permanece em estado de alerta, com a mobilidade altamente restrita por recomendações das forças de segurança locais. Todos foram levados para um abrigo subterrâneo em Tel Aviv após a intensificação dos ataques iranianos, que atingem alvos estratégicos no território israelense.

Reações e articulações diplomáticas

Diante da escalada do conflito, parlamentares brasileiros têm pressionado por uma ação mais enérgica do governo federal. Uma comissão do Senado solicitou o envio de uma aeronave da FAB para o resgate dos brasileiros. A viagem de Mersinho Lucena à Arábia Saudita busca interlocução direta com lideranças árabes, numa tentativa de abrir um canal diplomático para garantir a evacuação em segurança dos representantes municipais.

Visitas suspensas e incertezas

A programação da missão incluía reuniões com o presidente israelense Yitzhak Herzog e com o chanceler Yisrael Katz, além de visitas a cidades modelo em segurança urbana. No entanto, todas as atividades foram suspensas por tempo indeterminado após o recrudescimento do confronto. 

Tópicos
Carregue mais
Veja Também