Deputado apresenta PEC que diminui idade para concorrer ao Senado e Presidência

A medida, tendo em vista uma manobra que favorece diretamente o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), já gerou debates sobre a pertinência de tal alteração nas regras eleitorais

Eros Biondini e Nikolas Ferreira | Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O deputado federal Eros Biondini (PL-MG) está à frente de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que busca reduzir a idade mínima para concorrer à Presidência da República e ao Senado Federal de 35 para 30 anos. A medida, tendo em vista uma manobra que favorece diretamente o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), já gerou debates sobre a pertinência de tal alteração nas regras eleitorais.

Nikolas Ferreira como inspiração

Biondini não esconde que a proposta tem Nikolas como inspiração, destacando-o como uma promessa para as próximas eleições. “Nikolas Ferreira seria o grande nome (da direita), na impossibilidade de Bolsonaro disputar como presidente. Não tenho dúvidas de que elegeríamos ele [Nikolas], caso esta PEC seja aprovada e tenho certeza de que será”, afirmou.

Nas redes sociais, Nikolas celebrou a proposta, destacando que sua aprovação depende apenas do Congresso. “A PEC que reduz a idade para concorrer ao Senado para 30 anos, se passa na Câmara e no Senado, não precisa de sanção do presidente Lula”, escreveu. Os críticos apontam que a proposta, além de favorecer os interesses individuais, pode desviar o foco de outras reformas estruturais mais urgentes para o país.

Além de modificar a idade para cargos no Senado e Presidência, a PEC também propõe mudanças para governadores e deputados. No entanto, a celeridade e o interesse com que a proposta foi elaborada levantam dúvidas sobre as suas reais motivações e o impacto no processo democrático, especialmente num cenário político que exige reformas mais amplas e inclusivas.

Para mais informações, acesse meionews.com

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES