SEÇÕES

Deputada Carla Zambelli contrata advogado italiano para evitar extradição

No Brasil, a defesa de Zambelli segue com Fábio Pagnozzi, que afirma que ela deve se apresentar às autoridades italianas após protocolar recurso

Carla Zambelli (PL-SP) | Foto: Reprodução/ Internet
Siga-nos no

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e foragida na Itália, contratou o advogado italiano Pieremilio Sammarco para tentar impedir sua extradição ao Brasil. A informação foi confirmada pela defesa da parlamentar neste sábado (14/06).

Professor de direito na Universidade de Bergamo, Sammarco é conhecido por atuar em casos de repercussão no país europeu. No Brasil, o advogado Fábio Pagnozzi segue responsável pela defesa da deputada. Segundo ele, Zambelli não quer ficar "escondida" e "tem a vontade de se apresentar às autoridades italianas na semana que vem, depois que protocolado o recurso". Ele também declarou que há um processo legal a ser cumprido antes de uma extradição e que o acordo bilateral brasileiro com a Itália não é para todos os crimes, por exemplo.

O governo italiano já iniciou a análise do pedido de extradição, entregue na última quinta-feira (13) pelo embaixador brasileiro Renato Mosca ao Ministério dos Negócios Estrangeiros da Itália. Procurada pela Interpol, Zambelli foi condenada por invasão de sistema informático e falsidade ideológica, em ação que envolveu a inserção de documentos falsos em nome do ministro Alexandre de Moraes. A pena determinada pelo STF foi de 10 anos de prisão, além da cassação do mandato, inelegibilidade e multa.

Após a condenação a parlamentar deixou o Brasil por terra, cruzando a fronteira com a Argentina em 25 de maio. Ela chegou a anunciar que ficaria "intocável" na Itália, por possuir cidadania italiana. O nome da deputada já consta na difusão vermelha da Interpol, com alerta para os 196 países membros da organização.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também