Delúbio Soares, ex-tesoureiro do partido, voltará ao PT

Delúbio Soares deve ter refiliação aprovada em reunião da cúpula nacional do PT no fim de semana

Dirigentes do partido disseram que o pedido de refiliação, avalizado por Lula, será aprovado com folga. | Reprodução Web
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Delúbio Soares, ex tesoureiro do PT em 2005, prepara sua volta ao partido. Fundador e amigo do ex-presidente Lula desde os tempos de sindicato, ele foi o único a ser punido com a expulsão da legenda, em outubro de 2005.

Seu pedido de refiliação deve ser aprovado neste fim de semana, em reunião da cúpula petista em Brasília.

"O partido vai fazer justiça a Delúbio. Ninguém erra individualmente. Os erros são coletivos", defende Francisco Rocha, coordenador da corrente Construindo um Novo Brasil e membro da Comissão de Ética do PT, em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo.

O ex-tesoureiro é acusado de montar a máquina de arrecadação ilegal que, de acordo com a Procuradoria-Geral da República, foi usada para comprar apoio ao governo Lula no Congresso. Organizava o caixa em encontros clandestinos com o publicitário Marcos Valério de Souza em quartos de hotel, disse à Polícia Federal. A dupla recolheu pelo menos R$ 55 milhões em recursos "não contabilizados", distribuídos a políticos e assessores. O ex-tesoureiro nega o suborno a parlamentares, mas admite ter recebido e repassado "dinheiro não contabilizado" a aliados.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES