O deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos – PR), vem a alguns dias com uma insistente campanha nas redes sociais contra o Projeto de Lei 2630/2020, conhecido com a PL das Fake News. Em seus pronunciamentos na Câmara e em suas redes sociais o parlamentar chama o projeto, que visa à instituição da lei brasileira de liberdade, responsabilidade e transparência a internet, de “PL da Censura”.
Acontece que para causar impacto em seus seguidores e para tentar provar que o “PL da censura” é ruim para a liberdade de expressão no Brasil, o parlamentar tem feito o compartilhamento de notícias falsas, justamente as fake news que o projeto visa combater.
Deltan Dallagnol publicou em sua conta no Twitter um card em que afirma que com o PL 2630 “alguns versículos serão banidos das redes sociais”, o que é uma clara fake news para causar impacto e chocar, já que o PL não cita em nenhum momento qualquer tipo de restrição à trechos da bíblia ou de censura a qualquer texto de outras religiões.
O relator do projeto na Câmara, o deputado federal Orlando Silva (PC do B - SP) aproveitou a fake news publicada pelo deputado Deltan Dallagnol para ser didático sobre a importância do projeto. “É por esse tipo de indignidade que as redes sociais estão cheias de discurso de ódio e desinformação. Quem lucra com essa campanha mentirosa, que explora a fé alheia para politicagem barata, deputado? Só reformada a urgência da regulação”, twittou.