A Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec) distribui 80 mil litros de água por dia às famílias do município de Jaicós. A ação, que é paliativa, tem como finalidade reduzir os impactos da seca e segue até dezembro deste ano.
Ao todo, a operação conta com cinco caminhões-pipa que atuam em todos os bairros da cidade, no turno da manhã. Cada carro-pipa distribui, diariamente, até duas carradas de água, totalizando 42 abastecimentos por mês.
Jaicós está entre os 50 municípios piauienses sob decreto de emergência por conta da seca. “O açude Tiririca, que abastecia o município, secou neste ano. Então, mesmo sendo paliativa, essa operação alivia os transtornos ao homem sertanejo que precisa de água para consumo no período seco”, explica o secretário da Sedec, José Augusto Nunes.
50 municípios em estado de emergência
Com a operação carro-pipa em andamento, a Sedec mantém a fiscalização ao abastecimento de água em municípios localizados no semiárido piauiense. O objetivo da ação é acompanhar a regularidade na distribuição, além de atestar a qualidade do produto ofertado às famílias nas regiões mais afetadas.
Atualmente, deste total, 39 municípios estão sendo atendidos por 148 caminhões-pipa. Até dezembro, todos os 50 municípios que estão com decreto de emergência serão contemplados com a operação totalizando 200 veículos.