Convidados pelo deputado federal Merlong Solano (PT), para celebrar o Dia da Caatinga e o lançamento do livro Piauí, Terra Querida, Filha do Sol do Equador de André Pessoa, na Câmara dos Deputados, aconteceu um debate sobre a Serra Vermelha na Câmara dos Deputados, reunido autoridades, ambientalistas, pesquisadores, lideranças indígenas e um público com representantes de vários estados.
O deputado federal Jadyel Silva (PV), o secretário estadual de Meio Ambiente do Piauí, Daniel Oliveira, o pesquisador José Alves de Siqueira Filho, a ambientalista Miriam Prochnow, o médico Luiz Ayrton, entre várias outras autoridades participaram do encontro.
Como um dos temas em debate foi o caso da Serra Vermelha, área no Piauí com remanescentes de floresta tropical, representantes das principais ONGs do Brasil,estiveram presentes, entre eles, a diretora da SOS Mata Atlântica, Márcia Hirota, Wigold Schaffer da APREMAVI de Santa Catarina, João de Deus diretor da Rede de ONGs da Mata Atlântica, Mário Mantovalni, o cineasta Toni Nogueira, representantes dos senadores Marcelo Castro (MDB) e Jussara Lima (PSD), lideranças indígenas, defensores público, políticos, lideranças religiosas, imprensa, público de Brasília, Maranhão, Pernambuco, Piauí e outros estados.
Livro destaca o Piauí
Ao final do debate aconteceu o lançamento do livro Piauí, Terra Querida, Filha do Sol do Equador, com noite de autógrafos.
Para o autor André Pessoa, depois de lançamentos nas cidades de São Raimundo Nonato, Teresina, Rio de Janeiro e Parnaíba, a obra chegou em Brasília num evento memorável e com grande participação popular. "Esse era o nosso objetivo, levar a imagem positiva do Piauí para as diferentes regiões do Brasil", finalizou André Pessoa.