Está sendo discutida a criação de uma "transnordestina turística", uma ferrovia que ligaria diversos estados do Nordeste, oferecendo uma nova opção de transporte para turistas e moradores. A proposta foi divulgada pelo governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), em entrevista ao Diário do Nordeste.
O trem de passageiros partiria de Teresina (PI), passaria pelo Delta do Parnaíba, entre Maranhão e Piauí, e seguiria até Salvador (BA). Elmano acredita que o projeto pode impulsionar o turismo na região, beneficiando não apenas o Ceará e a Bahia, mas o Nordeste como um todo, ao invés de promover uma competição entre os estados.
O governador ressaltou que a viabilidade econômica do projeto precisa ser analisada, especialmente para determinar a demanda e a necessidade de investimentos. Uma alternativa discutida é adaptar a ferrovia Transnordestina, atualmente em construção para transporte de cargas, para também acomodar passageiros. A Transnordestina Logística (TLSA) já concluiu 62% das obras, que devem ser finalizadas até 2027, com um custo de R$ 15 bilhões.
Elmano também sugeriu que a Transnordestina poderia ser usada para o transporte de pessoas, utilizando vagões de passageiros misturados aos de carga, o que reduziria custos. No entanto, a adaptação enfrenta desafios, como a velocidade limitada a 80 km/h e a necessidade de paradas frequentes para o transporte de cargas.