De Michelle a Janja! Veja as mulheres mais poderosas da política nacional

Algumas mulheres tem se destacado no cenário político nacional nos últimos anos, ganhando protagonismo e ocupando posições importantes numa série de debates.

Michelle Bolsonaro e Janja entre as mais poderosas | Marcello Casal Jr/Reprodução
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Mesmo com a desigualdade ainda cruel e latente, algumas mulheres tem se destacado no cenário político nacional nos últimos anos, ganhando protagonismo e ocupando posições importantes numa série de debates. A influência delas versa também para esfera social. 

Vamos conhecer a seguir algumas das mulheres mais poderosas nesse cenário político nacional, suas trajetórias e contribuições.

Leia Mais

1. Michelle Bolsonaro

Michelle Bolsonaro, esposa do ex-presidente Jair Bolsonaro, é uma figura atuante no cenário político brasileiro, principalmente no que diz respeito à inclusão social de pessoas com deficiência. Ela é cotada para concorrer à Presidência ou ao Senado em 2026. 

Durante as eleições do ano passado, Michelle teve um papel preponderante na campanha do marido, ajudando-o a avançar no público feminino e entre os evangélicos

2. Janja Silva

Janja Silva, atual primeira-dama do país, é socióloga e extremamente engajada numa série de causas, especialmente na defesa das mulheres, dos povos originários e na liberdade religiosa. Sua habilidade de articulação e sua proximidade com figuras-chave na política nacional lhe conferem uma posição de destaque, contribuindo para estratégias políticas e tomadas de decisão.

Janja não tem ficado na sombra do presidente Lula e tem mostrado todo o seu poder e força para defender o que acredita ser justo. 

3. Gleisi Hoffmann: A Presidente do Partido dos Trabalhadores

Gleisi Hoffmann é uma política experiente e atual presidente do Partido dos Trabalhadores (PT). Com uma carreira marcada por sua atuação no cenário político nacional, Hoffmann tem sido uma voz ativa na defesa de políticas sociais e direitos dos trabalhadores, além de ser uma das principais representantes femininas dentro do PT.

4. Dilma Rousseff: A Primeira Presidente Mulher do Brasil

Dilma Rousseff fez história ao se tornar a primeira mulher a ocupar a presidência do Brasil (2011-2016). Sua trajetória política inclui a luta contra a ditadura militar e diversos cargos públicos antes de se tornar presidente. 

Atualmente, a economista ocupa o comando do Banco do BRICS e tem liderado a estratégia de expansão da instituição financeira criada pelos países em desenvolvimento. 

5. Senadora Tereza Cristina: Uma Liderança na Agricultura e Pecuária

Tereza Cristina é uma política e engenheira agrônoma brasileira, atualmente senadora. Com uma forte atuação voltada para a agricultura e pecuária, ela foi Ministra da Agricultura no Governo Jair Bolsonaro. Sua experiência e conhecimento no setor agrícola a tornam uma voz relevante no cenário político brasileiro.

Ademais, Tereza é pré-candidata do Progressistas à Presidência da República em 2026. Seu nome é apoiado por figuras como o senador Ciro Nogueira

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES