O instituto Datafolha divulgou nesta quinta-feira (16), através do jornal “Folha de S. Paulo”, uma nova pesquisa com os possíveis presidenciáveis para o ano de 2022. No atual cenário, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue à frente na disputa, conforme o levantamento. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.
O presidente Jair Bolsonaro, que se filiou recentemente ao PL para tentar a reeleição, tem 22% das intenções de voto. A disputa entre os nomes que tentam viabilizar uma candidatura de terceira via está entre o ex-ministro da Justiça Sergio Moro (Podemos), que tem numericamente o melhor desempenho, com 9% das intenções de voto; o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT) e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), somam respectivamente 7% e 4% dos votos. Há 8% que votariam em branco ou nulo, e 2% não opinaram.
A pesquisa traz ainda outra simulação, em que foram listados os demais nomes até o momento colocados na disputa. Neste cenário, Lula aparece com 47% dos votos, contra 21% de Bolsonaro. Moro e Ciro seguem com, respectivamente, 9% e 7%, enquanto Doria oscila para 3%.
O Datafolha ouviu 3.666 eleitores em 191 cidades, entre os dias 13 e 16 de dezembro. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.
- Eleições 2022: Lula tem 43%, Jair Bolsonaro 26% e Moro 9%, diz CNT/MD
- “Chance de Geraldo Alckmin ser vice de Lula é de 99%”, diz Márcio França
- Lula tem 48% e Jair Bolsonaro 21%, mostra pesquisa Ipec