Pesquisa do Datafolha divulgada nesta quarta-feira (5) aponta uma queda no número de brasileiros que se declaram alinhados ao PT ou ao bolsonarismo. De acordo com o levantamento, 30% dos entrevistados se definem como petistas, enquanto 22% se dizem bolsonaristas.
O estudo foi realizado entre os dias 29 e 30 de março, em 126 cidades, com 2.028 pessoas com 16 anos ou mais. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Quase um quarto dos brasileiros não têm comida suficiente, diz Datafolha
Governo Lula vai suspender o novo ensino médio e mudanças no Enem
Maioria aprova pressão de Lula pela queda dos juros, aponta Datafolha
Os resultados indicam uma queda na identificação com os dois principais polos políticos do país. Em relação à pesquisa anterior, realizada em dezembro de 2020, houve uma queda de dois pontos percentuais no número de entrevistados que se declaram petistas, e de três pontos percentuais entre os bolsonaristas.
Outros 22% dos entrevistados afirmaram ser neutros, enquanto 10% se disseram mais próximos do petismo e 9% mais próximos do bolsonarismo. Cinco por cento dos entrevistados afirmaram não se identificar com nenhum dos dois polos e 2% não souberam responder.
Os entrevistadores apresentaram uma escala de 1 a 5 para os entrevistados, sendo 1 bolsonarista, 2 mais próximo do bolsonarismo, 3 neutro, 4 mais alinhado ao petismo e 5 petista.
O PT é o partido do atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, que sucedeu Jair Bolsonaro, ex-presidente que não foi reeleito.