A senadora e ex-ministra Damares Alves (Republicanos-DF) declarou nesta terça-feira (7), que teve paralisia facial devido à doença herpes zoster, provocada pelo mesmo vírus da catapora. A senadora contou que ficou internada alguns dias e que sua infecção foi no ouvido, segundo ela, um caso raro.
"Minha infecção ocorreu no ouvido, caso raro, e causou paralisia facial. Fiquei internada alguns dias. Faço tratamento para amenizar a situação. Estou bem e trabalhando", informou em seu perfil no Twitter.
A herpes zoster é uma doença causada pelo vírus varicella-zoster, o mesmo da catapora. Diferente da herpes simples, que costuma causar vesículas no lábio, braços e genitais, com influência do stress, a herpes zoster ocorre quando o vírus latente da catapora volta à ativa quando a imunidade cai. O risco aumenta na terceira idade e costuma acometer apenas um lado do corpo, criando bolhas de água nos olhos, testa, peito e costas.
Prevenção
Damares aproveitou para informar sobre a vacina, indicada para maiores de 50 anos ou imunossuprimidos.
"A Sociedade Brasileira de Imunizações indica a vacina para pessoas com mais de 50 anos, sendo recomendado de rotina para pessoas acima de 60 anos. Se você teve catapora na infância, como eu, saiba que o vírus já está em você. O site do Ministério da Saúde tem mais informação sobre a doença conhecida como cobreiro. Informe-se sobre os sintomas, previna-se e busque orientação médica", finalizou.