![Copom deve manter ritmo forte de alta e subir taxa de juros nesta quarta | Foto: Lula Marques/Agência Brasil](/uploads/imagens/2025/1/29/webp/copom-deve-manter-ritmo-forte-de-alta-e-subir-taxa-de-juros-nesta-terca-feira-f31d1d81-562d-4224-9f25-af5f66e1f493.jpg.webp)
Na primeira reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) sob a liderança do novo presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a instituição deve manter o ritmo de elevação da taxa básica de juros, promovendo um aumento significativo de um ponto percentual, de 12,25% para 13,25% ao ano.
Essa expectativa é compartilhada pela maioria dos economistas do mercado financeiro, com base em sinalizações feitas pelo próprio Banco Central em dezembro do ano passado. Se confirmada, será a quarta alta consecutiva da Selic, com projeção de novos aumentos, podendo superar 15% ao ano em 2025, o maior nível em duas décadas.
Além disso, pela primeira vez, os diretores indicados por Lula serão maioria no Copom, assumindo protagonismo na decisão.
- A autonomia operacional do Banco Central foi aprovada pelo Congresso em 2021.
- Desde então, os diretores passaram a ter mandato fixo.
- Até o fim de 2024, a maioria da diretoria, incluindo o presidente Roberto Campos Neto, era composta por indicados de Jair Bolsonaro.