Com o afastamento do prefeito de São Bernardo do Campo, Marcelo Lima (Podemos), por decisão judicial devido a suspeita de corrupção, a cidade passa a ser administrada, a partir desta quinta-feira (14), pela vice-prefeita Jéssica Cormick (Avante).
Aos 38 anos, Jéssica é sargento da Polícia Militar de São Paulo desde 2005. Em 2023, deixou temporariamente a corporação após ser convidada por Marcelo Lima, então deputado federal e candidato, para compor sua chapa. Eleita em outubro de 2024, assumiu em 1º de janeiro deste ano seu primeiro cargo público eletivo.
Até então, sua experiência profissional era restrita à PM, onde se especializou em Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública. Atualmente, segundo o site da prefeitura, cursa um MBA em Administração Pública.
Casada com o também sargento da PM Éder, a quem conheceu no 6º Batalhão da cidade, Jéssica é mãe de Rafaella, nascida em 2013.
A escolha de Marcelo Lima por uma policial militar mulher como vice foi interpretada como uma sinalização ao eleitorado bolsonarista do município. Lima já havia sido vice-prefeito por dois mandatos na gestão de Orlando Morando (PSDB).