Firmino Filho, que morreu aos 57 anos em Teresina, foi um economista e político brasileiro expoente do PSDB no estado do Piauí. Foi prefeito de Teresina entre 1997 á 2004, no primeiro mandato. Foi eleito para o terceiro mandato em 2012, desta feita igualando-se em número de mandatos ao seu predecessor Raimundo Wall Ferraz e reeleito nas eleições de 2016, ainda no primeiro turno das eleições na capital piauiense. A Rede Meio Norte faz transmissão do cortejo de Firmino Filho.
Perfil de Firmino Filho
Firmino da Silveira Soares Filho é um economista e político brasileiro expoente do PSDB no estado do Piauí. Foi prefeito de Teresina entre 1997 á 2004, no primeiro mandato.
Nascido em 16 de dezembro de 1963, era casado com Lucy de Farias Soares e pai de Bruno Silveira Soares, Bárbara Soares e Cristina Soares
Partido: PSDB
Foi eleito para o terceiro mandato em 2012, desta feita igualando-se em número de mandatos ao seu predecessor Raimundo Wall Ferraz e reeleito nas eleições de 2016[1] ainda no primeiro turno das eleições na capital piauiense.
É formado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco e obteve mestrado na Universidade de Illinois, nos Estados Unidos. Funcionário concursado do TCU e professor da Universidade Federal do Piauí.
Eleito presidente do diretório municipal do PSDB, renunciou ao cargo de secretário do município em 1996, para concorrer e ser eleito um dos mais jovens prefeitos de capitais do país, derrotando, em segundo turno, Alberto Silva do PMDB, considerado uma espécie de mito da política piauiense. Ainda em primeiro turno no ano 2000, tendo como vice-prefeito Marcos Silva, filho de seu adversário no pleito anterior, foi reeleito prefeito.
Firmino esteve entre os primeiros prefeitos de capitais eleitos pelo PSDB no Brasil. Em 1996, também foram eleitos os prefeitos das capitais Cuiabá, Goiânia e Vitória. No total, 910 prefeitos eleitos e 6.744 vereadores em todo o país naquele pleito.
Prefeito Amigo da Criança
O jovem prefeito recebeu o prêmio de "Prefeito Criança", concedido pelo UNICEF - Fundo das Nações Unidas para a Infância e Fundação Abrinq - Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente. O prêmio foi entregue pelas mãos da cantora Daniela Mercury, embaixadora do UNICEF, em 1999.
Projeto Vila-Bairro
Preocupado com a melhoria da qualidade de vida da população mais pobre, o Prefeito implantou um dos projetos mais completos e bem sucedidos de intervenção urbana nos bairros da periferia de Teresina, denominado Vila-Bairro. Com ele foi reconhecido no Brasil e no exterior como uma das Melhores Práticas, segundo a Caixa Econômica Federal, em 2000, o que o credenciou para ser apresentado como experiência recomendada pela ONU, durante conferência internacional realizada na China.
Por conta da experiência bem sucedida do Vila-Bairro, a Prefeitura recebeu o prêmio do Centro de Estudos para Assentamentos Urbanos, da ONU, em Dubai, nos Emirados Árabes. O Vila-Bairro também recebeu a Premiação Gestão Pública e Cidadania pela Fundação Ford, Fundação Getúlio Vargas e BNDES, por três anos.
Durante campanha para prefeito em 2012, recebeu grandes nomes do PSDB nacional que estiveram presentes em Teresina como Aécio Neves e Álvaro Dias para apoiar sua candidatura.
Carreira política
1993: Assume a Secretaria Municipal de Finanças de Teresina, na gestão de Raimundo Wall Ferraz.
1996: O PSDB elege 910 prefeitos, 3 de capitais, sendo um deles Firmino. Aos 33 anos de idade é eleito prefeito da capital, derrotando Alberto Silva, no segundo turno.
2000: Firmino é reeleito prefeito em 2000, ainda no primeiro turno. Conseguiu altos índices na avaliação popular de sua gestão. Foi agraciado com o título Prefeito Amigo da Criança.
2006: candidata-se a Governador do Piauí em 2006, mas é derrotado numa disputa definida em primeiro turno, tendo como vitorioso daquele pleito o petista Wellington Dias, reeleito.
2008: Começa a reconstruir a carreira política e candidata-se a vereador. Eleito o vereador de Teresina com uma votação recorde em números absolutos, com cerca de 20 mil votos.
2010: Eleito deputado estadual do Piauí com 47.634 votos, tendo 80% dos votos oriundos somente da capital.
2012: Candidata-se novamente a prefeito, eleito pela terceira vez, agora no segundo turno, derrotando o ex-aliado Elmano Férrer. No primeiro turno derrotou Wellington Dias.
2016: É reeleito prefeito de Teresina pela 4ª vez com 51,14% correspondendo a 220.042 votos.
2020: Encerrou seu último mandato como prefeito em 31 de dezembro
De deputado estadual a prefeito de Teresina
Foi eleito deputado estadual do Piauí, em 2010, com 47.634 votos, tendo obtido 80% deles oriundos somente da capital.
Nas eleições de 2012, disputa mais uma vez a prefeitura de Teresina, derrotando ainda em primeiro turno o senador Wellington Dias. Segue para o segundo turno como o mais votado, com quase 10 pontos percentuais em pesquisas, à frente do prefeito e candidato a reeleição Elmano Férrer, que teve apoio dos senadores João Vicente Claudino e Ciro Nogueira.
No dia 28 de outubro de 2012, com 51,54% dos votos válidos, que correspondeu a 212.741 votos, venceu a disputa do segundo turno e derrotou Elmano Férrer que conquistou 200.062 votos, ou 48,46% do eleitorado.
Durante campanha para prefeito em 2012, recebeu grandes nomes do PSDB nacional que estiveram presentes em Teresina como Aécio Neves e Álvaro Dias para apoiar sua candidatura.