Condomínios deverão denunciar os maus-tratos a animais à autoridade

O projeto estabelece que as ocorrências devem ser denunciadas de imediato ou no prazo máximo de 24 horas após o conhecimento do fato

Condomínios deverão denunciar maus-tratos a animais à autoridade | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Plenário da Assembleia Legislativa aprovou, nesta segunda-feira (20), o Projeto de Lei nº 141/20, da deputada Teresa Britto (PV), que obriga síndicos e administradores de condomínios residenciais e comerciais a comunicar aos órgãos de segurança pública casos de maus-tratos de animais, além de afixar cartazes nas dependências dos condomínios sobre essa obrigatoriedade. A matéria foi aprovada em 1ª e 2ª votação e segue para sanção do Poder Executivo.

O projeto estabelece que as ocorrências devem ser denunciadas de imediato ou no prazo máximo de 24 horas após o conhecimento do fato. Caso contrário, o condomínio deverá ser penalizado com a aplicação de multa. "A comunicação desses casos é essencial para que a polícia se movimente para salvar o animal que está sendo maltratado e para dar início ao processo de responsabilização do agressor", afirma Teresa Britto.

O projeto estabelece que as ocorrências devem ser denunciadas de imediato ou no prazo máximo de 24 horas após o conhecimento do fato - Foto: Alepi

O Plenário também aprovou a redação final do Projeto de Lei nº 178/20, apresentado pela parlamentar, que obriga motorista, motociclista e ciclista que atropelar animal a prestar socorro, além de arcar com as despesas com assistência veterinária quando for o caso, sob pena de multa. A proposta já havia sido aprovada em 1ª e 2ª votação no dia 16 de dezembro, mas precisou passar novamente pelo crivo do Plenário por ter recebido emenda do deputado Gessivaldo Isaías (Republicanos), na Comissão de Constituição e Justiça, dispondo que o responsável pelo atropelamento deve solicitar assistência a autoridade pública quando não prestar socorro ao animal.

APROVADOS - A parlamentar também é autora do Projeto de Lei nº 252/21, que passou por três votações no Plenário, nesta segunda-feira (20). O PL dispõe sobre a criação do Monumento Natural Estadual das Itans, no município de Cajueiro da Praia, correspondendo a 54,31 hectares da Área de Proteção Ambiental Delta do Parnaíba. A criação do monumento visa, dentre outros objetivos, preservar a geodiversidade e a integridade das formações dos sambaquis presentes na Ponta do Socó e na praia das Itans; proteger os remanescentes florestais de mangue de botão associados à foz dos rios Timonha e Ubatuba, berçário do peixe-boi-marinho; e conservar a biodiversidade nas áreas naturais da região leste litorânea do município de Cajueiro da Praia.

O Plenário aprovou, ainda, em 1ª e 2ª votação, o Projeto de Lei nº 209/21, do deputado Francisco Limma (PT), que dispensa a outorga de uso sobre recursos hídricos dos imóveis rurais de pequeno porte, desde que provenientes de barragens, açudes e poços. A isenção diz respeito a recursos hídricos destinados ao consumo humano ou animal e à exploração de atividades agrícolas, pecuárias ou aquícolas em pequenas áreas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES