A proposta que remaneja para as sextas-feiras os feriados que atualmente caem às terças, quartas e quintas-feiras foi aprovada, nesta segunda-feira (15), pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). A matéria é de autoria do deputado Hélio Rodrigues (PT) e teve como relator o deputado Rubens Vieira (PT).
De acordo com o texto, ficam excluídos da regra os feriados de 1º de janeiro (Ano Novo), 1º de maio (Dia do Trabalhador), 7 de setembro (Independência do Brasil), 19 de outubro (Dia do Piauí) e 25 de dezembro (Natal).
Ao defender a proposta, o autor argumenta que a mudança pode gerar impactos positivos ao evitar a chamada “ponte” em dias úteis antes ou após os feriados, reduzindo prejuízos à produtividade e ao comércio. “Não podemos desconsiderar que uma quantidade elevada de feriados prejudica relativamente as atividades econômicas de qualquer país”, afirmou Hélio Rodrigues. A matéria foi aprovada pela comissão, com registro de abstenção do deputado Fábio Novo (PT), que estava presente, mas não votou.