Wellington e Rafael se reúnem em Brasília: cabeças que pensam diferente, mas estarão juntas!
O ministro Wellington Dias se reuniu com o governador Rafael Fonteles em Brasília na quarta-feira (22).
Juntos, os dois também estiveram no Ministério do Trabalho com o secretário estadual do Trabalho do Piauí, Zé Santana.
Eles conversaram com o ministro Luiz Marinho e Santana terá uma pasta reforçada para trabalhar projetos de qualificação de mão de obra, empreendedorismo, crédito e geração de empregos.
Santana tem os apoios de Wellington e Rafael para a Câmara dos Deputados em 2026.
A respeito das eleições de 2026 no Piauí, algo é certo: Wellington e Rafael pensam diferente, mas estarão juntos.
O ministro quer definição só no próximo ano, enquanto Rafael já escolheu o secretário estadual de Educação, Washington Bandeira, como seu vice na chapa.
O ministro Wellington Dias continua mantendo a boa fama de que entende de política e a importância das boas relações.
Nessa quarta (22), ele recebeu sete vereadores de Teresina de diversos partidos para discutir ações sociais para a capital piauiense.
Joaquim do Arroz rasga elogios
Estiveram presentes Enzo Samuel (PDT), Deolino Neto (PT), Fernando Lima (PDT), Joaquim Caldas (PT), Carpejane Gomes (Pode), Juca Alves (PRD) e Luís André (PL), a quem o ministro chamou de “meu vereador preferido do PL”.
A reunião ocorreu em clima bastante cordial e o ministro se comprometeu a ajudar todos em seus pleitos e projetos. Joaquim Caldas saiu de lá dizendo que o ministro deveria ser estudado porque só ele sabe tratar bem a política assim, sem diferenças.
Artesanato do Piauí terá selo nacional para aumentar valor e reconhecimento
O presidente do Inmetro, Márcio André, recebeu na sede do órgão em Brasília o secretário estadual do Trabalho, Zé Santana, acompanhado dos vereadores Fernando Lima, Deolindo Moura e Joaquim do Arroz.
André estava junto com o diretor Maycon Danillo, que é piauiense.
"Tratamos de parceria entre o Inmetro e a Secretaria do Trabalho para certificação do nosso artesanato, proporcionando a valorização dos nossos produtos", explicou Fernando Lima.
Balança do Aterro
"Além disso, solicitamos ao presidente do Inmetro ajuda no sentido de verificar a conformidade da balança que fica no Aterro Sanitário de Teresina", completou Fernando Lima.
Zé Santana se fortalece como gestor da pasta mais nova da gestão de Rafael Fonteles.
Único vereador do PL em Teresina, Luís André foi recebido pelo governador Rafael Fonteles (PT) no Palácio do Karnak e saiu satisfeito.
Sobre seu apoio ao pré-candidato a governador do PL em 2026, o jornalista Toni Rodrigues, o vereador explica que sequer foi chamado para participar das definições.
Republicanos mira vereadores
Luís André está em Brasília (retorna na quinta, dia 23), onde se encontrou com o deputado federal Átila Filho, do PP, seu amigo pessoal.
André vota para estadual em Tiago Vasconcelos (MDB) e para federal em Castro Neto (MDB).
O deputado federal Jadyel Alencar aproveitou a presença dos vereadores em Brasília para levá-los ao Republicanos.
Ele planeja as filiações de Juca Alves (PRD) e Daniel Carvalho (MDB) ao partido para que eles disputem suas reeleições para vereador de Teresina em 2028.
Por iniciativa do deputado Tiago Vasconcelos (MDB), o Palácio de Karnak e a Assembleia Legislativa receberam iluminação especial.
Ele é o autor do requerimento que resultou na iluminação verde em referência ao Dia Mundial de Conscientização da Síndrome de Phelan-McDermid.
Bandeira das doenças raras
“Como temos levantado aqui a bandeira das doenças raras, eu queria fazer esse registro e agradecer ao Governo do Estado do Piauí", disse.
O deputado também fez o pedido para que a Assembleia Legislativa receba a mesma iluminação, ampliando o gesto de apoio e solidariedade às famílias.
Durante audiência pública n quarta-feira (22), na Assembleia Legislativa, na qual o secretário da Fazenda, Emílio Júnior, apresentou o balanço financeiro referente ao 2º quadrimestre de 2025, o deputado estadual Franzé Silva (PT) - que preside a Comissão de Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação - demonstrou preocupação com o aumento do endividamento do estado.
“Uma preocupação que eu já havia colocado, na audiência passada, é o limite do serviço da dívida. Foi apresentado aqui que já registramos 11%, sendo que a Lei de Responsabilidade Fiscal nos limita a 11,5%, exatamente num quadrimestre muito complicado, em que o juro está numa crescente e as transferências de receitas até os meses de outubro e novembro em queda”, observa.
Menos dinheiro na Saúde
O parlamentar também questionou sobre queda de receita na área da saúde.
“Houve uma queda de 29% da receita do SUS, em relação ao ano anterior. Entendo que houve uma redução das emendas, por conta do STF, em um percentual muito alto. Mas precisamos saber o que representa queda de emenda e o que representa queda de faturamento na rede hospitalar”, assinala Franzé.