SEÇÕES

Primeira Mão

Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira

Lista de Colunas

Wellington reunido com Rafael em Brasília: pensando diferente, mas unidos; Zé Santana se reforça com vereadores; bancada do Wellington na Câmara rasga elogios; Karnak banhado de verde

Ministro Wellington Dias se reuniu com Rafael Fonteles em Brasília na quarta-feira, dia 22 de outubro

Wellington Dias e Rafael Fonteles com Luiz Marinho e Zé Santana |

Wellington e Rafael se reúnem em Brasília: cabeças que pensam diferente, mas estarão juntas!

O ministro Wellington Dias se reuniu com o governador Rafael Fonteles em Brasília na quarta-feira (22).

Juntos, os dois também estiveram no Ministério do Trabalho com o secretário estadual do Trabalho do Piauí, Zé Santana.

Eles conversaram com o ministro Luiz Marinho e Santana terá uma pasta reforçada para trabalhar projetos de qualificação de mão de obra, empreendedorismo, crédito e geração de empregos.

Santana tem os apoios de Wellington e Rafael para a Câmara dos Deputados em 2026.

A respeito das eleições de 2026 no Piauí, algo é certo: Wellington e Rafael pensam diferente, mas estarão juntos.

O ministro quer definição só no próximo ano, enquanto Rafael já escolheu o secretário estadual de Educação, Washington Bandeira, como seu vice na chapa.

Wellington e Rafael com o ministro Luiz Marinho e Zé Santana Ministro continua agregando, sempre!

O ministro Wellington Dias continua mantendo a boa fama de que entende de política e a importância das boas relações. 

Nessa quarta (22), ele recebeu sete vereadores de Teresina de diversos partidos para discutir ações sociais para a capital piauiense. 

Joaquim do Arroz rasga elogios

Estiveram presentes Enzo Samuel (PDT), Deolino Neto (PT), Fernando Lima (PDT), Joaquim Caldas (PT), Carpejane Gomes (Pode), Juca Alves (PRD) e Luís André (PL), a quem o ministro chamou de “meu vereador preferido do PL”. 

A reunião ocorreu em clima bastante cordial e o ministro se comprometeu a ajudar todos em seus pleitos e projetos. Joaquim Caldas saiu de lá dizendo que o ministro deveria ser estudado porque só ele sabe tratar bem a política assim, sem diferenças.

Ministro com vereadores 

Artesanato do Piauí terá selo nacional para aumentar valor e reconhecimento

O presidente do Inmetro, Márcio André, recebeu na sede do órgão em Brasília o secretário estadual do Trabalho, Zé Santana, acompanhado dos vereadores Fernando Lima, Deolindo Moura e Joaquim do Arroz.

André estava junto com o diretor Maycon Danillo, que é piauiense.

"Tratamos de parceria entre o Inmetro e a Secretaria do Trabalho para certificação do nosso artesanato, proporcionando a valorização dos nossos produtos", explicou Fernando Lima.

Balança do Aterro

"Além disso, solicitamos ao presidente do Inmetro ajuda no sentido de verificar a conformidade da balança que fica no Aterro Sanitário de Teresina", completou Fernando Lima.

Zé Santana se fortalece como gestor da pasta mais nova da gestão de Rafael Fonteles.

O presidente do Inmetro, Márcio André, e o diretor Maycon Danillo recebem o secretário estadual do Trabalho, Zé Santana, e os vereadores Fernando Lima, Deolindo Moura e Joaquim do ArrozLuís André e Rafael Fonteles: vereador do PL explica que seu partido não o procurou sobre candidaturas 

Único vereador do PL em Teresina, Luís André foi recebido pelo governador Rafael Fonteles (PT) no Palácio do Karnak e saiu satisfeito.

Sobre seu apoio ao pré-candidato a governador do PL em 2026, o jornalista Toni Rodrigues, o vereador explica que sequer foi chamado para participar das definições.

Republicanos mira vereadores

Luís André está em Brasília (retorna na quinta, dia 23), onde se encontrou com o deputado federal Átila Filho, do PP, seu amigo pessoal.

André vota para estadual em Tiago Vasconcelos (MDB) e para federal em Castro Neto (MDB).

O deputado federal Jadyel Alencar aproveitou a presença dos vereadores em Brasília para levá-los ao Republicanos.

Ele planeja as filiações de Juca Alves (PRD) e Daniel Carvalho (MDB) ao partido para que eles disputem suas reeleições para vereador de Teresina em 2028.

Deputado estadual Tiago Vasconcelos no Palácio de Karnak iluminado de verdeDeputado Tiago pede e Karnak é banhado de luzes verdes 

Por iniciativa do deputado Tiago Vasconcelos (MDB), o Palácio de Karnak e a Assembleia Legislativa receberam iluminação especial.

Ele é o autor do requerimento que resultou na iluminação verde em referência ao Dia Mundial de Conscientização da Síndrome de Phelan-McDermid. 

Bandeira das doenças raras

“Como temos levantado aqui a bandeira das doenças raras, eu queria fazer esse registro e agradecer ao Governo do Estado do Piauí", disse.

O deputado também fez o pedido para que a Assembleia Legislativa receba a mesma iluminação, ampliando o gesto de apoio e solidariedade às famílias.

Secretário estadual da Fazenda, Emílio Júnior, e o deputado estadual Franzé Silva (PT) em audiência na Assembleia Legislativa Franzé alerta sobre aumento da dívida do Estado e queda na receita da Saúde

Durante audiência pública n quarta-feira (22), na Assembleia Legislativa, na qual o secretário da Fazenda, Emílio Júnior, apresentou o balanço financeiro referente ao 2º quadrimestre de 2025, o deputado estadual Franzé Silva (PT) - que preside a Comissão de Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação - demonstrou preocupação com o aumento do endividamento do estado.

“Uma preocupação que eu já havia colocado, na audiência passada, é o limite do serviço da dívida. Foi apresentado aqui que já registramos 11%, sendo que a Lei de Responsabilidade Fiscal nos limita a 11,5%, exatamente num quadrimestre muito complicado, em que o juro está numa crescente e as transferências de receitas até os meses de outubro e novembro em queda”, observa.

Menos dinheiro na Saúde 

O parlamentar também questionou sobre queda de receita na área da saúde. 

“Houve uma queda de 29% da receita do SUS, em relação ao ano anterior. Entendo que houve uma redução das emendas, por conta do STF, em um percentual muito alto. Mas precisamos saber o que representa queda de emenda e o que representa queda de faturamento na rede hospitalar”, assinala Franzé.

*** As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.
Tópicos
Carregue mais
Veja Também