SEÇÕES

Primeira Mão

Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira

Lista de Colunas

Venâncio, Juca Alves e Luís André alinham parceria com Daniel e Zé Neto; João de Deus convoca toda a base para mostrar união dia 29; Evaldo já tem 16 suplentes em THE

MDB convida Venâncio, Juca Alves e Luís André para ter maior bancada na Câmara

|

Vereadores se reúnem na casa de Daniel mirando eleições (interna em 2026 e municipal em 2028)

Os vereadores Daniel Carvalho e Zé Neto, ambos do MDB, estão articulando em nome da sigla as filiações dos vereadores Venâncio (PT), Juca Alves (PRD) e Luís André (PL) ao partido. 

O encontro aconteceu na noite desta quarta-feira (06) na residência do vereador Daniel Carvalho, em Teresina. O momento foi de discussões e entendimentos entre os colegas de parlamento. 

A ideia é criar uma chapa forte com nomes de pesos no mesmo partido no próximo pleito, assim como tem sido em nível estadual, onde todos os candidatos da base saem em duas chapas fortes, como MDB e PT, por exemplo.

"Janela" só acontece em 2028 e eleição da Câmara é logo ali

O movimento não teria efeito prático agora, pois só existe janela partidária para os vereadores mudarem de sigla em 2028. A não ser, é claro, com a anuência dos partidos, o que é improvável.

Mas a ideia de duas super chapas em 2028, de MDB e PT, está lançada. Hoje o PT tem 7 cadeiras das 29 da Câmara (maior bancada) e o MDB, apenas 3.

Em 2026 acontece a eleição para a presidência da Câmara e o vereador Venâncio é um dos nomes no páreo. Ele tem se movimentado bem e conversado com muitos colegas, inclusive do MDB.

Reunião na casa do vereador Daniel Carvalho na quarta-feira (6)

João de Deus quer MDB, PSD, Republicanos e demais siglas da base juntos no dia 29

O presidente do PT no Piauí e secretário da Sasc, João de Deus, afirmou que a posse dos presidentes estadual e municipais do partido, marcada para o dia 29 no clube da Apcef, terá as participações do MDB, PSD, Republicanos, PDT, Solidariedade, PSB e todos os demais que integram a base governista.

"Queremos todos para mostrar a união da base no dia 29 lá na Apcef", avisou.

Ele lembrou que as presenças do governador Rafael Fonteles e do ministro Wellington Dias também reforça esse sentimento de união para as eleições de 2026.

Secretário não será candidato a estadual em 2026

João de Deus adiantou que não vai disputar vaga na Assembleia Legislativa em 2026.

Ele disse à coluna que ainda não definiu quem irá apoiar para a Alepi.

João de Deus quer a base dando demonstração de união no dia 29 de agosto no clube da Apcef

É uma tentativa de golpe parlamentar, crava Merlong sobre impedimento de sessões

O deputado federal Merlong Solano (PT) acusou os deputados que estão impedindo a realização de sessões na Câmara de "golpe parlamentar".

Ele fez um apelo que o presidente Hugo Motta (Republicanos) tenho pulso firme e adote medidas previstas no regimento para que os deputados desocupem o plenário imediatamente.

"O conjunto dos partidos precisa assumir abertamente a defesa do Estado Democrático contra este golpe parlamentar em andamento", afirmou.

Postagens de Merlong Solano denunciando tentativa de golpe parlamentar

Evaldo Gomes avança em Teresina com 16 suplentes

O deputado estadual Evaldo Gomes se reuniu com mais quatro suplentes de vereador na quarta-feira (6) em Teresina: Sargento Macalé, Socorro Arrais, Jean Abreu e Socorro Lima. 

Com as novas adesões, já são 16 suplentes ao lado do presidente da federação Solidariedade/PRD na capital, sendo 9 deles do Avante.

Evaldo Gomes já tem a apoio de 16 suplentes em Teresina

João Pereira convida Magalhães para ser seu vice na presidência do PT de Teresina

O presidente eleito do PT de Teresina, vereador João Pereira, convidou o atual presidente do diretório, Cícero Magalhães, para ser o vice dele na gestão.

A composição é possível, pois a tendência de Magalhães (Avante) tem direito a parte das indicações. "Convidei e espero que ele aceite participar da nossa gestão no PT de Teresina. Temos de ficar unidos", afirmou.

A tendência é Magalhães aceitar e haver, de fato, uma união.

Cícero Magalhães e João Pereira

Promulgada lei para profissionais da saúde no Piauí

Foi promulgada pela Assembleia a Lei nº 8.749, do deputado estadual Dr. Marcus Vinícius Kalume (PT), que cria a Semana Estadual de Valorização dos Profissionais da Saúde. 

"A nova norma estabelece que a semana comemorativa será realizada, anualmente, na primeira semana do mês de abril, com o objetivo de reconhecer, enaltecer e debater a atuação dos profissionais da saúde em todo o estado", explicou ele.

Semana de ações em abril

O deputado detalha que a semana será marcada por uma programação voltada à realização de atividades como seminários, palestras, fóruns e demais eventos com foco na valorização da saúde pública, na escuta ativa dos trabalhadores e na proposição de políticas públicas que visem à melhoria das condições de trabalho e à eficiência dos serviços prestados à população.

Dr. Marcus Vinícus Kalume comemora sanção de lei para profissionais de saúde

Deputado Rubens Vieira reforça popularidade em Cocal

O deputado estadual Rubens Vieira (PT) participou da abertura dos festejos de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Cocal. Ele já foi duas vezes prefeito do município e mostrou força popular junto à multidão no evento.

"É um privilégio compartilhar este momento sagrado ao lado das famílias cocalenses. Os festejos de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro representam fé, cultura e história, elementos que fortalecem a nossa identidade e nos inspiram a seguir em frente", declarou o parlamentar.

Deputado estadual Rubens Vieira em Cocal

Leôndidas Júnior quer suspensão de multas em faixas de ônibus 

O vereador Leôndidas Júnior (PSB) cobrou a aprovação do indicativo de lei que suspende, por 6 meses, a emissão de multas a motoristas que utilizarem faixas exclusivas de ônibus em Teresina. 

Segundo o parlamentar, a cidade não dispõe de transporte coletivo suficiente para atender à população, o que torna as faixas exclusivas ociosas. 

A proposta é que a suspensão das multas permaneça válida até que haja uma solução efetiva para o sistema de transporte da capital.

Ninguém sabe quantos ônibus circulam

De acordo com Leôndidas, em 2023 a gestão municipal declarou haver 240 ônibus circulando, número bem inferior aos 400 registrados antes da pandemia. 

No entanto, atualmente não há confirmação oficial sobre a frota em operação, já que a Prefeitura ainda não respondeu a um requerimento da Câmara Municipal solicitando essa informação.

Vereador Leôndidas Júnior quer suspensão de multas em faixas exclusivas para ônibus

*** As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.
Tópicos
Carregue mais
Veja Também