Retorno de 4 vereadores à Câmara é marcado por tensões, dúvidas e recados!
Quatro vereadores de Teresina deixam secretarias e voltam à Câmara na próxima semana: Gustavo de Carvalho (PT), Ismael Silva (PP), Aluísio Sampaio (PP) e Zé Neto (MDB). Eles irão indicar, durante o mês de agosto, suas emendas ao Orçamento de 2026.
O primeiro é secretário estadual de Desenvolvimento dos Municípios. Gustavo é chamado de "Secretário dos Vereadores", pois está rodando as emendas dos colegas com obras e rapidamente. Com isso, reforça a ligação do governador Rafael Fonteles com o legislativo da capital.
Ismael é secretário de Educação da Prefeitura e disputa com o vice-prefeito Jeová Alencar (Republicanos) a sucessão de Sílvio Mendes em 2028. A rivalidade só aumenta.
Aluísio Sampaio está na SDU Sul e Zé Neto na Semel, este último com os apoios dos deputados Georgiano Neto e Júlio César.
Eles ficam durante o mês de agosto. Em setembro, retornam às pastas ou ficam no Palácio Chagas Rodrigues?
Gustavo vai voltar somente em 2026
Gustavo de Carvalho não tem motivos para deixar a pasta no Governo Rafael agora, mas foi aconselhado por amigos de dentro do Palácio Chagas Rodrigues a não demorar demais a voltar ao parlamento.
Eles têm planos para o colega em 2026 no Legislativo. Planos altos. Por isso mesmo, Gustavo deve retornar o quanto antes em 2026 e se posicionar no processo.
Zé Neto: "Dr. Sílvio disse que as coisas vão melhorar"
O vereador Zé Neto é o elo dos deputados Georgiano Neto e Júlio César Lima com a Gestão de Sílvio. Nessa missão, tem sido bastante paciente, com poucos cargos e orçamento mínimo.
Mas ele garante que sustenta o tranco: "Tenho esse compromisso com Teresina e conversei com o prefeito. Não abandono o barco e doutor Sílvio me disse que as coisas vão melhorar".
No lugar de Zé Neto na Semel fica o secretário-executivo, professor Expedido Falcão, ex-técnico de Sarah Menezes, que na prática tem o maior espaço na pasta.
Sílvio votará para o Senado em Ciro Nogueira (PP) e...Júlio César (PSD).
Enzo confirma 1ª sessão para terça-feira, dia 5
O presidente Enzo Samuel (PDT) confirmou que os trabalhos legislativos recomeçam com sessão normal na terça-feira, dia 5.
Samantha lembra que Ismael poderia indicar emendas em 48h e sair
Ismael Silva e Aluísio Sampaio retornam às pastas após as indicações de suas emendas.
A vereadora Samantha Cavalca (PP), que vai deixar o legislativo com o retorno de Ismael, lembra que o "colega" de sigla poderia indicar as emendas em apenas 48h e depois sair. Os dois não se entendem mesmo.
Operação de Marcelo Castro
O senador Marcelo Castro (MDB) se submeteu a uma cirurgia na próstata e, por isso, não tem participado da movimentação política no Piauí na última semana e nesta.
Florentino recebe título e se reforça em Brasileira
O deputado federal Florentino Neto (PT) receeu o título de Cidadão de Brasileira, em cerimônia realizada no município.
A honraria foi entregue pelas mãos da vereadora Elisângela Melo e do ex-presidente da Câmara Municipal, Júnior Aguiar, autor da solicitação durante seu mandato.
O deputado, agora oficialmente cidadão brasileirense, destacou a importância da homenagem e aproveitou renovar seu compromisso em levar obras e recursos para a cidade.
O ministro das Cidades, Jader Filho, o ministro Wellington Dias e o governador Rafael Fonteles entregam 132 unidades do programa Minha Casa Minha Vida na sexta-feira (1) em Teresina, na Estrada Gurupá, no bairro Chapadinha, zona Norte.
Trata-se do Residencial Diuza Gonçalves. O evento contará com a participação ao vivo, por vídeo, do presidente Lula.
Gisela Freitas oficializa pré-candidatura à vaga de desembargadora do TJ-PI
A advogada Gisela Freitas deu um passo importante na sua trajetória profissional ao se inscrever oficialmente como pré-candidata à vaga da OAB no TJ-PI.
Com experiência jurídica e respeitada pela categoria, Gisela Freitas comentou o desafio:
“Recebo essa etapa com o coração aberto e a mente preparada para o desafio. Acredito no papel transformador da Justiça e, sobretudo, na importância de uma representação que escute, compreenda e atue com responsabilidade”, afirmou Dra. Gisela.
Etapas da escolha
A pré-candidatura reflete não apenas um marco em sua carreira, mas também o desejo de contribuir com um Judiciário mais plural, humanizado e eficiente.
O processo de escolha seguirá as etapas previstas pela OAB. Na primeira etapa, todos os advogados do Piauí irão eleger uma lista com 12 nomes. A OAB recebeu 22 inscrições.
Depois a OAB reduz a lista para seis nomes e o TJ-PI forma a lista tríplice que será encaminhada ao governador Rafael Fonteles (PT), que escolhe o próximo ou a próxima desembargadora.