Secretário garante revitalização do Centro e cita ações
O secretário estadual de Cultura, Rodrigo Amorim, anunciou a intensificação do processo de revitalização do Centro de Teresina, citando diversas ações simultâneas para atrair público à região.
Rodrigou enumera:
1 - Volta do projeto Boca da Noite, que apresenta artistas locais semanalmente na Sala Osório Júnior do Clube dos Diários
2 - Inauguração do Café do Museu do Piauí, aberto ao público em geral
3 - Nova Biblioteca Cromwell de Carvalho, na Praça do Fripisa, um investimento que vai permitir o acesso a um centro completo de estudos
4 - Feirinha da Praça Pedro II, realizada todo domingo com pequenos produtores locais
5- Tour do Patrimônio, contando a história dos principais prédios históricos do Centro
6- Reforma do Centro de Artesanato Mestre Dezinho
7 - Projeto Seis e Meia
8 - Realização de eventos regularmente
9 - Reabertura de prédios do Governo oferecendo serviços à população, como a Estação Digital
Bombeirão Bruno em ação
Depois do ataque do prefeito Sílvio Mendes (UB) aos gastos da Câmara de Teresina e reação dos vereadores, incluindo a do presidente Enzo Samuel (PDT), o líder do prefeito, Bruno Vilarinho (PRD), passou a quinta-feira (21) apagando o incêndio e costurando entendimentos.
Haja carro-pipa.
A ajuda do secretário de Governo e vice-prefeito, Jeová Alencar (Republicanos), é estratégica, assim como a do secretário de Planejamento, Marco Antônio Ayres. Mas a personalidade forte de Sílvio é sempre um fator complicador.
Exigência de ponto está irritando deputados
Deputados estaduais não falam em público, para não desagradar o governador Rafael Fonteles (PT), mas a exigência de ponto eletrônico para os terceirizados e prestadores de serviços virou uma dor de cabeça para os parlamentares.
É que muitos indicados são lideranças fortes, que não têm interesse de bater ponto cedinho e ao final do expediente, preferindo ficar livres e com horários flexíveis.
Alguns já entregaram os cargos aos deputados, que agora estão vendo como continuar ajudando essas lideranças do próprio bolso. E olha que as exceções para não bater ponto são raríssimas.
Florentino Neto quer piso nacional para garis, menor carga horária e aposentadoria especial
O deputado federal Florentino Neto (PT) se reuniu em Brasília com representantes dos trabalhadores da limpeza pública e se comprometeu em conquistar um piso nacional para a categoria, reduação da jornada de trabalho e aposentadoria especial.
Ele estava ao lado do vereador Rinaldinho, de Picos, da bióloga Érica Andrades e do contador Jesus Andrades. Eles discutiram também a adequação dos municípios ao uso de aterros sanitários, dentro da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Florentino lembrou da sua atuação na Comissão de Finanças e Tributação, onde como vice-presidente teve papel decisivo na aprovação do projeto que beneficia a categoria em todo o país. A matéria está agora na CCJ da Câmara.
Deputado Dr. Marcus Vinícius Kalume vai ampliar atendimentos a doenças raras no HGV
O deputado estadual Dr. Marcus Vinícius Kalume (PT) solicitou formalmente a abertura do Ambulatório de Doenças Raras para Adultos no HGV, ampliando o diagnóstico e atendimento a pacientes que convivem com doenças raras no Piauí.
O pedido conta com o apoio do superintendente de Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campelo, além da colaboração de especialistas na área, como a médica geneticista Patrícia Braga e da representante do movimento de pacientes, Patrícia Tito.
Prioridade do mandato
O deputado afirmou que a abertura do ambulatório especializado no HGV é uma prioridade de seu mandato.
"O projeto Raros Piauí é uma prioridade em nosso mandato. Conhecemos de perto a luta das famílias que convivem com doenças raras e estamos comprometidos em garantir atendimento especializado e digno a eses pacientes", afirmou Dr. Marcus Vinícius Kalume.
Hugo Napoleão vai lançar livro de memórias com prefácio de José Sarney
O ex-governador e ex-ministro Hugo Napoleão irá lançar o livro "O Parnaíba Tem Feitiço (A Vida de um Piauiense)", pela Editora CEAT, com prefácio escrito pelo ex-presidente da República José Sarney.
Trata-se do livro de memórias de um dos mais influentes políticos do Piauí no cenário nacional.
Ele explicou à coluna que ainda não há data marcada para os lançamentos em Brasília e no Piauí.